A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Conhecer para preservar, complexo da Maré visita o Zoológico


O CIEP Presidente Samora Machel, integrante do Bairro Educador Maré, realizou no dia 31 de outubro, uma aula passeio ao Zoológico do Rio de Janeiro. Os estudantes do 2º ano puderam observar a riqueza da biodiversidade e ampliar seus conhecimentos através da visualização dos conteúdos já trabalhados em aula. A ação possibilitou maior conhecimento deste recurso educativo  da cidade pelos estudantes do complexo da Maré e apropriação dos conteúdos em ambiente lúdico do município do Rio de Janeiro.


As turmas de 2º ano do CIEP tiveram a oportunidade de se apropriarem destes conhecimentos de forma lúdica ao extrapolarem os muros da escola, contribuindo assim com o esforço da direção em proporcionar a permanência interessada dos estudantes na escola. Os professores relataram que foi grande a alegria e entusiasmo dos estudantes durante o passeio. Esta ação reforça o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, ao proporcionar a visualização de um espaço de sustentabilidade e preservação ambiental.



O Zoológico do Rio De Janeiro possui mais de dois mil animais distribuídos entre répteis, mamíferos e aves e é o mais antigo do Brasil. No setor de fauna, reproduzem-se espécies raras e ameaçadas de extinção como o Urubu Rei, a Ararajuba e o Cachorro do Mato Vinagre. Como parte das ações de aproximação e educação do ZOO uma média de 110 turmas escolares visitam o espaço, segundo o site da instituição. Isto porque a instituição tem como objetivo desenvolver o respeito e a preservação do meio ambiente, investindo em programas de educação, qualidade de vida e pesquisa baseado no conceito “Conhecer para Preservar”.


A equipe do BE agradece à Fundação Rio Zoo pelo agendamento feito para a escola e a 4ª CRE pelo transporte fornecido. Outras ações de apropriação da cidade estão sendo pensadas e assim o complexo da Maré se integra à cidade e a cidade ao Complexo.

Por Leonardo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário