A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Crianças da Fernão Dias fazendo arte na Caixa Cultural


No dia 25 de outubro, a Escola Municipal Fernão Dias, integrante do Bairro Educador Marechal  Hermes, participou de uma aula passeio até a Caixa Cultural, localizada no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Os estudantes conheceram a exposição “Ver a Cidade” que conta com materiais de 13 artistas diferentes que contribuíram com gravuras, desenhos, fotografias, objetos e vídeos, todos expostos na mostra. Além disso, os estudantes também participaram de uma oficina de xilogravura.


No trajeto para a Caixa Cultural os estudantes puderam aprofundar os conhecimentos sobre questões relacionadas a apropriação da cidade, onde conheceram diversos tipos de construções.



Durante a visita à Caixa Cultural, foi observado que cada objeto representava uma nova descoberta e fonte de investigação e inquietação provocativa para o aprendizado daqueles estudantes.



Depois de uma pausa para o início da oficina de xilogravura, aonde os estudantes criaram desenhos e esculturas de barbante e papelão, foi servido um lanche aos estudantes. Após a “criação” do desenho ou forma os estudantes foram encaminhados até uma outra mesa onde pintaram o material utilizando um rolo de tinta, e em seguida uma folha branca foi imprensada ao papelão pintado e depois retirada, formando assim uma gravura oriunda de uma espécie de carimbo da imagem original na folha. Esta mesma atividade foi reproduzida nesta e em outras turmas em atividades de desdobramento subsequente a aula passeio, o que tem representado uma excelente oportunidade de conhecimento e aprendizado dos estudantes.


O Bairro Educador parabeniza a coordenadora pedagógica da escola, as professoras e a equipe de funcionários da escola pelo trabalho que tem feito a diferença na vida não apenas das alunos, mas também na vida dos responsáveis. Agradecemos também a 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE) que autorizou a realização da atividade, a toda a equipe do Gente Arteira da Caixa Cultural que foi muito atencioso com os estudantes, à Gestora de Projetos do BE que fez o primeiro contato com a Caixa Cultural e viabilizou essa parceria.

Por Luciano Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário