A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Culinária pedagógica na Maré


A Escola Municipal IV Centenário, Bairro Educador Maré, recebeu no dia 04 de outubro, a equipe de gastronomia da Ação Comunitária do Brasil para desenvolver uma atividade de culinária, que teve por objetivo estabelecer conceitos matemáticos para os estudantes da turma 1303, da professora Cristiane Mesquita.


A nutricionista Vivian Santos, responsável pelo Projeto Ampliando Horizontes, da Ação Comunitária do Brasil, apresentou uma receita de cuscuz de tapioca. Esta atividade foi também uma oportunidade para que as seis alunas do projeto pudessem compartilhar o que têm aprendido no curso de gastronomia.


Cada estudante recebeu uma cópia da receita, e ao ler eles responderam as seguintes questões: “Se o copo medidor comporta 500ml, quantos copos preciso encher para obter dois litros de água?”, “A receita pede 200gr de coco ralado. Cada embalagem contém 100gr. De quantas embalagens preciso?”. Todos interagiram e responderam corretamente as questões. Além disso, eles também participaram de maneira prática na preparação do prato, que foi servido no final da oficina. 


O Bairro Educador agradece a parceira com o projeto Ampliando Horizontes que proporcionou uma experiência de aprendizagem aos estudantes que agora terão um desdobramento pedagógico desta oficina.

Por Mary Lança



2 comentários:

  1. A turma 1303 aproveitou bastante essa atividade deliciosa!

    Esperamos que haja outras atividades do tipo!

    Quero agradecer em nome de todos por essa oportunidade!

    Um grande abraço!

    Profª Cristiane Mesquita

    ResponderExcluir
  2. SÃO ESTAS ATIVIDADES QUE APROXIMAM O ALUNO DA REALIDADE E TORNAM A APRENDIZAGEM CONCRETA!!! PARABÉNS! RITA DE CASSIA MAGNINO

    ResponderExcluir