A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Dom Oscar Romero: um CIEP de Talentos


No dia 9 de outubro, o CIEP Dom Oscar Romero, BE Irajá, fez o seu primeiro Show de Talentos. Cerca de 350 estudantes do ensino fundamental do CIEP e dasunidades escolares convidadas, bem comoos membros da comunidade local, fizeram um show com apresentações artísticas variadas para a comunidade escolar. O objetivo deste evento foi resgatar a autoestima dos estudantes, utilizando a arte e a cultura como instrumentos.


Através do Show os alunos tiveram a oportunidade de expressar seus talentos artísticos, que não são frequentemente valorizados no currículo escolar tradicional.Esta ideia partiu da coordenadora pedagógica Ana Lúcia Galrão, que solicitou o apoio do Projeto Bairro Educador para a elaboração e coordenação da ação.

“Com o Show de Talentos os estudantes puderam não só mostrar os seus talentos artísticos e as habilidades, como também estimularam outros estudantes a descobrirem talentos ou motivações outrora desconhecidos. Os nossos alunos possuem muitos talentos,principalmente na dança”, afirmou a coordenadora pedagógica.


O Show de Talentos do CIEP contou com apresentações artísticas variadas: canto, dança, declamação de poemas, apresentação de instrumentos musicais, entre outros. Os próprios alunos fizeram as coreografias, combinaram as roupas, maquiagens, músicas, enfim, deram exemplo de organização, contribuindo para o estímulo da criatividade e do trabalho em grupo.

“As minhas alunas ensaiaram todos os dias para dançar a música “Vida de Empreguete”, da novela “Cheias de Charme”, da Rede Globo. O empenho, responsabilidade e dedicação delas me deixou motivada! Por isso resolvi costurar à mão o figurino para a apresentação”, relembrou a professora Marcia Souza da turma 1403.

O Show de Talentos foi um movimento artístico e cultural de caráter inegavelmente pedagógico que, ao usar a arte como instrumento de promoção social, descobriu novos talentos e abriu uma oportunidade para talentos ainda não desenvolvidos entre os alunos e demais participantes.


Mais um ...mais um” diziam os estudantes em coro quando a funcionária Laura Santos, da Comlurb, que trabalha na limpeza da escola há anos, cantou  uma música gospel. “Quando eu iria descobrir que a tia Laura tinha uma voz tão linda assim?”, comentaram alguns estudantes.

O Show de Talentos também contou com a participação de estudantes de outras unidades escolares, que foram convidados pelo Projeto Bairro Educador e pela Direção do CIEP. A Escola Municipal Andrea Fontes Peixoto, integrante do Bairro Educador da Pavuna levou o estudante Gabriel Terto para tocar clarinete. Já o CIEP Doutor Adão Pereira Nunes levou um grupo de estudantes do 5o ano, que participam do projeto de incentivo a leitura e escrita da Professora Claudia Valéria, “Os Escritores do Futuro”. Eles declamaram poemas de escritores famosos e também de própria autoria.



O Projeto Bairro Educador estimulou a participação de convidados especiais de outras unidades escolares, por acreditar que quando o talento dos estudantes é reconhecido, o estudante pode se tornar mais autoconfiante e isto gera segurança para todas as decisões em sua vida, fomentando uma melhora na postura dentro e fora da sala de aula.

A equipe do Bairro Educador parabeniza toda a comunidade escolar do CIEP Dom Oscar Romero pela iniciativa de valorização das habilidades dos estudantes, agradece a direção da Escola Municipal Andrea Fontes Peixoto e do CIEP Doutor Adão Pereira Nunes por possibilitar a participação dos estudantes, parabeniza o mestre da capoeira da comunidade local, que levou toda a sua equipe para fazer uma apresentação de capoeira e a todos os estudantes que participaram do Show de Talentos.

Ana Carolina Duarte
Gestora de Projetos do Bairro Educador Irajá.

Um comentário:

  1. Ana Carolina Duarte, que Deus continue te abençoando. Sou fã do seu trabalho.
    Parabéns. Incentivar os alunos nos proporciona uma progressão... e alunos incentivados, incentivam professores. Parabéns Bairro Educador. Parabéns Ciep Dom Oscar Romero por todos os seus talentos. Carol parabéns. Fernanda Lemos

    ResponderExcluir