A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Em vista do Futuro


No dia 31 de outubro, foi realizado um encontro entre os estudantes da Escola Municipal Marechal Estêvão Leitão de Carvalho com ex-alunos da unidade escolar que atualmente estão cursando o ensino médio no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FATEC), no Núcleo Avançado em Educação (NAVE) do Oi Futuro e no Colégio Pedro II.

O encontro, em ambiente de roda de conversa, aconteceu como etapa antecessora à “II Feira das Profissões”, com realização prevista para o mês de novembro.

A roda de conversa entre alunos e ex-alunos da unidade escolar visou dar continuidade ao processo de sensibilização dos estudantes do 8º e 9º anos, iniciado desde o primeiro semestre na trilha educativa “PROFISSÕES”. O mesmo foi idealizado pelos próprios estudantes, pela professora da sala de leitura – (Any Salomão) e pela Gestora de Projetos do Bairro Educador do Engenho da Rainha (Marcia Fernandes) como forma de aprofundar o processo de conhecimento referente às atividades que compõem cada uma das etapas da trilha.

As etapas integrantes desta Trilha Educativa foram: teste vocacional, pesquisa das profissões elencadas neste teste; mapeamento dos moradores locais que continuaram sua vida escolar após a conclusão do Ensino Fundamental; a busca por estas pessoas para a realização de uma entrevista roteirizada pelos estudantes e o convite a estes para a uma conversa com todos os alunos que participam da trilha, uma vez que, todo este processo também foi realizado por alguns discentes destas turmas. 
                                                                                                                            
O objetivo da roda de conversa foi destacar a importância dos estudos, da aprendizagem e do conhecimento como um instrumento significativo para a realização dos sonhos. Os depoimentos a respeito da trajetória escolar, o processo de transição entre o Ensino Fundamental e o Médio e as diferenças sentidas, no âmbito mais subjetivo, nesta nova etapa de vida foram falas que permearam a conversa: “... ao mostrar a história de vida de cada participante e o caminho que eles percorreram para chegar onde queriam, fez com que eu pudesse ter mais força para continuar.” (Weslley C. de Souza - 15 anos).

Estudantes do 8º e 9º anos da E. M. Marechal Estevão Leitão de Carvalho durante o encontro com ex-alunos da unidade escolar.


Segundo os participantes convidados, as principais características necessárias para alcançar um objetivo são os sonhos, a determinação e a disciplina. Eles falaram ainda, sobre as dificuldades encontradas em seus percursos, os aspectos positivos e também sobre as diferenças que cada instituição de ensino apresenta, elencando que estes devem ser levados em consideração na hora da escolha.

Daniele Bonfim, ex-estudante da E. M. Marechal Estevão Leitão de Carvalho e atualmente estudante do Colégio Pedro 

Maria Eduarda, atualmente é estudante da Escola Estadual Profº Horácio Macedo - CEFET.


Os estudantes do 8º e 9º ano vivenciaram um momento muito maior e mais significativo do que uma simples roda de conversa ou entrevista. Eles tiveram a oportunidade de refletir sobre o panorama do Ensino Médio e sobre a diversidade de cursos profissionalizantes existentes, levando em consideração os desafios reais sob a ótica dos próprios estudantes: “... ao trazer novas e mais informações, o encontro fez com que nós refletíssemos melhor quanto às nossas escolhas... que caminho seguir..." (Isabella Elize Vieira - 15 anos).

A professora envolvida em todo o processo, Any Salomão, completou.

Professora da sala de leitura, Any Salomão e os estudantes convidados.


“... Neste primeiro momento que antecede a Feira das Profissões propriamente dita, pude perceber que este evento já se incorporou ao projeto da escola, no intuito de construir (com os alunos) seus projetos de vida. Afinal, são pessoas como eles, alunos capazes de sonhar, determinadas, lhes dizendo que, apesar dos obstáculos, é possível alcançar uma realização pessoal. É um momento de troca e de muito incentivo."

Por Marcia Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário