A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Escolas do BE Mangueira visitam a Estação de Tratamento do Guandu


No dia 30 de outubro, os estudantes da Escola Municipal José Moreira da Silva e da Escola Municipal Humberto de Campos, ambas integrantes do BE Mangueira, visitaram a Estação de Tratamento do Guandu (ETAG). Durante a visita os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer em detalhes os processos de tratamento de água da maior estação de tratamento de água do mundo.

Alunos da Escola Municipal José Moreira da Silva

A CEDAE forneceu o ônibus para levar os estudantes à Estação de Tratamento. Segundo uma estudante da Escola Municipal José Moreira da Silva, a viagem foi muito divertida, pois além de conhecer a Estação de Tratamento, ela também pôde assistir a filmes educativos dentro do ônibus.

Os monitores guiaram os estudantes até o auditório, onde foi realizada no turno da manhã uma roda de conversa sobre o tratamento da água e sua importância para a sociedade e para o meio ambiente. No turno da tarde, além da conversa, os estudantes assistiram ao vídeo “Caminho das Águas” e participaram de uma atividade didática, onde foi explicada a forma como a CEDAE trata as águas do Rio Guandu.

Alunos da Escola Municipal Humberto de Campos

Em seguida, os estudantes visitaram as dependências da estação, e conheceram os processos de tratamento de água, que só eram conhecidos através dos livros. Além de passar pela nova Estação, eles também visitaram a Casa de Química, o Mirante e o Campo de Mudas e Estufa.


Na nova Estação os estudantes conheceram os tanques de flocagem e os filtros. Na Casa de Química eles viram de perto os tanques reservatórios do Sulfato de Alumínio - produto químico que origina a flocagem, vista anteriormente. No Mirante eles conheceram toda a parte antiga da Estação de Tratamento e, além disso, identificaram pequenos detalhes que fazem toda a diferença no trabalho da CEDAE, como as câmeras de registro de vazão da água em cada tanque, o medidor de vazão total e o projeto que promete aumentar em 30% a capacidade do Sistema Guandu.



Os estudantes também conheceram o Campo de Mudas e Estufa, onde são geradas novas plantas que serão posteriormente plantadas as margens do Rio Guandu. Tal processo ocorre para fomentar o reflorestamento do Rio, passo essencial para que a qualidade da água que vem do Guandu se torne cada vez melhor.


A ETA Guandu/ CEDAE ofereceu ainda lanche aos dois grupos e entregou às unidades escolares um “kit visita” contendo um certificado de visita técnica, uma revista para as diretoras, professores, e cada estudante participante, com o título: “Cuidando do Planeta”. A revista trazia também uma história em quadrinho, passatempos, informações para a conscientização da população, curiosidades, carteirinha “Amigo do Planeta”, um DVD “Caminho das Águas” e um CD “Vamos Cuidar do Rio”.


O BE agradece ao parceiro pela possibilidade da realização desta aula passeio tão enriquecedora e, principalmente, pelo cuidado com os visitantes das Escolas Municipais José Moreira da Silva e Humberto de Campos.
Por Priscilla Babo

Nenhum comentário:

Postar um comentário