A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Estudando para o alcance do sucesso pessoal


Nesta sexta-feira, dia 19/10, o Bairro Educador Santa Teresa ofereceu aos estudantes da Escola Municipal Santa Catarina a oportunidade de refletir e vivenciar novas experiências acerca da importância dos estudos como forma de alcançar êxitos pessoais e comunitários. O Bairro Educador em parceria com a Organização Junior Achievement Rio de Janeiro, desenvolveu junto aos estudantes do Projeto Acelera I e II o programa “As Vantagens de Permanecer na Escola”. As oficinas foram planejadas e articuladas de forma conjunta dentro da unidade escolar, integrando coordenação pedagógica, professoras e o Bairro Educador.


A primeira atividade desenvolvida junto às turmas foi marcada e orientada pelo aprofundamento de dois conceitos: êxito e empregabilidade. A todo momento os estudantes eram convidados a refletir sobre a relação entre êxito (vitória pessoal) e continuidade da vida escolar. O programa “As vantagens de permanecer na escola” mostra aos estudantes que eles podem explorar novas habilidades e conhecimentos, ampliando o universo cultural e ao mesmo tempo, crescer profissionalmente.


Durante as oficinas os estudantes debateram, se posicionaram, se divertiram com o jogo de tabuleiro que aborda o tema empregabilidade e tiveram alguns exemplos de pessoas que através do conhecimento, seja ele formal ou informal, conseguiram ocupar um espaço de destaque, são eles: os escritores (Machado de Assis e Carolina Maria de Jesus e o rapper MV Bill). Personagens estes que mudaram sua história e deixaram uma mensagem de possibilidades de mudanças.

A partir da oficina, os estudantes também interpretaram gráficos e relacionaram a renda salarial ao grau de escolaridade de diferentes níveis. Segundo os estudantes, eles iriam dar continuidade aos estudos para alcançarem sonhos e metas.


Após a oficina todos foram convidados a escrever uma redação que tinha como título: “O que eu quero ser daqui a dez anos?” que irá servir de base para uma avaliação crítica do efeito que estas atividades geram no pensamento dos jovens. Os estudantes avaliaram de forma positiva o tema dizendo que foi algo novo e que irão pensar na importância dos estudos para um futuro promissor.

Na próxima sexta-feira, 26/10, será dada continuidade às oficinas que irão culminar em um café da manhã já articulado pelo grupo de jovens.


Por Eduardo Gryzagoridis

Nenhum comentário:

Postar um comentário