A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Estudantes aprendem a criar mini hortas


Desenvolvimento sustentável, incentivo a educação alimentar e manuseio da terra para o plantio de hortaliças, foram os conceitos transmitidos pelo hortelão Olair Elpidio Soares, ao ministrar na quinta feira, 31, uma oficina de horta para um grupo de estudantes do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Adelmar Tavares, BE Cavalcanti.  Esta ação faz parte de uma atividade extracurricular que proporciona aos estudantes um espaço de estudo, descobertas e aprendizagem, estimulando neles a responsabilidade com a preservação do meio ambiente.

Olair ensinando técnicas de plantio para os estudantes

A oficina de horta é fruto de uma articulação feita entre o Bairro Educador Cavalcanti e o hortelão Olair, funcionário do projeto Hortas Cariocas, da Prefeitura do Rio de Janeiro. Este projeto visa utilizar áreas próximas a comunidades ou escolas da rede municipal para o plantio de verduras, hortaliças e frutos com a utilização de técnicas orgânicas, contribuindo para o aprendizado dos estudantes.

No decorrer da oficina o hortelão ensinou aos estudantes algumas técnicas de plantio, ferramentas utilizadas nas hortas, insetos que servem como nutrientes para o desenvolvimento das plantas, a importância da luz solar para a realização da fotossíntese e ressaltou as consequências que o desmatamento pode trazer tanto para a natureza, quanto para o homem.

Estudante colocando semente de coentro na terra

O Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola tem como tema a sustentabilidade, e por isso a coordenadora pedagógica Maria Valdilena Machado destacou a importância de trabalhar o plantio de hortaliças com os estudantes e elogiou a iniciativa do Bairro Educador em articular tal oficina para a unidade escolar.

“A oficina além de ensinar para os alunos que é possível plantar uma hortaliça em casa, os influencia a fazer uma alimentação saudável, pois muitos sentem vontade de comer aquilo que eles mesmo plantaram. A iniciativa do BE em trazer essa oficina para a escola foi ótima, porque ensina os alunos a preservarem o meio ambiente contra a ação do homem”, disse a coordenadora pedagógica.

Olair, gestora de projetos (Aline Alves), coordenadora pedagógica Maria Valdilena e alunos

Os estudantes, com o auxílio do hortelão, plantaram a primeira muda, utilizando sementes de coentro.  O estudante do 5º ano, Daniel Phelipe Farias, foi escolhido para ser o monitor da horta, por mostrar ter mais habilidades com o manejo da terra. Ao longo do ano letivo, todos os estudantes da escola ajudarão a plantar as seguintes hortaliças: alface, chicória e cebolinha.


De acordo com o estudante Daniel, o que despertou seu interesse pela oficina foi o fato do tio, proprietário de uma fazenda em Minas Gerais, o influenciar a mexer com a terra e citou as novidades que aprendeu com a oficina.

Estudante Gabriel regando a muda de coentro

“Adorei a oportunidade de ser o monitor dessas plantações. Essa oficina pode me ajudar mais nas aulas de ciências, pois a professora nos ensina como as plantas nascem, crescem se reproduzem e morrem. Estou ansioso para comer o coentro que ajudei a plantar”, afirmou o estudante.

Para Olair, que já trabalha como hortelão do projeto Hortas Cariocas, há seis anos, a oportunidade de levar seus conhecimentos sobre horta para as escolas e ver os alunos tendo um contato direto com a terra, é algo gratificante.

Olair explicando aos estudantes sobre a validade das sementes

“Deveria ser obrigatório que todas as escolas tivessem um espaço para a plantação de uma mini horta. Vejo a euforia nos olhos destes alunos quando eles têm contato direto com as sementes e a terra. Com a horta eles aprendem o que é agricultura familiar, são incentivados  a fazer uma  alimentação saudável e até mesmo a criar uma horta em casa, visando aumentar a renda familiar dos responsáveis”.

Como resultado desta ação, futuramente a escola fará um almoço, onde os estudantes poderão provar as hortaliças que os mesmos plantaram.

Por Ana Paula Santana




Nenhum comentário:

Postar um comentário