A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Estudantes conhecem história através da arte


No dia 26 de outubro os estudantes da escola municipal IV Centenário, BE Maré, tiveram uma aula diferente de história. Cerca de 30 estudantes do 5° ano foram até a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) conhecer a exposição ‘’Além de Pompéia’’, que conta a história da cidade de Stabiae, que como Pompéia, teve seu fim com a grande erupção do vesúvio.

Os estudantes aprenderam sobre hábitos e práticas culturais do povo dessa região durante a antiguidade através de pinturas, esculturas, imagens (fotos e vídeos), réplicas da arquitetura e dos equipamentos que estavam na exposição.


A visita começou com a história da destruição da cidade situando-a no tempo e no espaço, que foi sendo feita pelos guias da exposição. Em cada parte da exposição os estudantes conheceram as práticas religiosas, os hábitos privados e as tecnologias daquela época.

A exposição foi uma aula de história, arte e geografia, além disso, teve como objetivo ampliar a bagagem cultural desses estudantes.


Ao final da exposição os estudantes e professores foram convidados (e aceitaram) a participar de um desafio: escrever uma carta em italiano para a organização do evento dizendo o que acharam e aprenderam com a exposição.

O Bairro Educador agradece à Extensão da UERJ por ter providenciado a visita e o transporte para exposição que contribuiu com a aprendizagem dos estudantes.

Por Mario Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário