A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Família e Escola: uma via de mão dupla



No último sábado, dia 20/10, realizou-se reunião de responsáveis da Escola Municipal Guararapes Cândido, integrante do BE Santa Teresa, no espaço da Creche Tia Amália, parceira da unidade escolar. Foi o momento de toda comunidade escolar refletir sobre a importância da família no processo educativo das crianças. Essa parceria escola-creche é de vital importância haja vista que apenas este ano mais de 20 crianças serão encaminhadas da Creche para Escola. Os pais e responsáveis tiveram a oportunidade de participar de uma palestra ministrada por Cassius Rodrigo, estagiário do Programa Escolas do Amanhã Digital. Foi um momento de reflexão e a partir de exemplos do dia-dia os pais e responsáveis foram sendo sensibilizados sobre a influência que exercem sobre seus filhos. Uma das indagações levantadas foi: “De que forma estamos educando nossos filhos?”.

O projeto “Orientador Familiar” executado pelo CIEDS em parceria com SME e a Fundação Itaú Social também esteve presente na reunião de pais para conhecer mais as atividades desenvolvidas pelo Bairro Educador de Santa Teresa para tentar, dinamizar melhor suas ações.

Durante a palestra Cassius Rodrigo trouxe o exemplo do então Ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que mesmo sendo negro, pobre, filho de pai pedreiro e mãe doméstica, arrimo de família após separação dos seus pais, estudante de escola pública conseguiu êxito em sua vida pessoal e profissional graças ao seu esforço e dedicação, e é claro, com o apoio da família que é condição fundamental para o futuro das crianças.

O palestrante pegou uma nota de dois reais e uma de cem e disse quem disse que essa nota vale dois reais? Quem disse que essa vale cem? O mesmo papel a mesma impressão! Alguém convencionou isso. E fez uma analogia com cada um que ali estava presente. Podemos ser “pisados”, “amassados”, “podem dizer que não valemos nada”, mas quem diz quanto valemos somos nós e temos um grande valor e missão enquanto pais, responsáveis, professores e educadores.

A palestra foi uma introdução ao 1º Núcleo de Responsáveis da Escola Municipal Guararapes Cândido, desenvolvido pelo Bairro Educador, em parceria com Diretora e a Coordenadora Pedagógica. Os encontros terão início dia 31/10 às 9h na unidade escolar. Os encontros visam aumentar a participação familiar na aprendizagem dos estudantes, aproximando escola e comunidade, valorizando o amplo e integral saber da própria comunidade, contribuindo dessa forma para o sucesso escolar de uma forma.

Por Eduardo Gryzagoridis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário