A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Festejando a Cultura Popular Brasileira


No dia 03 de outubro, aconteceu no salão da Igreja Batista Jardim de Arimatéia, localizada em Benfica, parceira da Escola Municipal Morro dos Telégrafos (BE Mangueira) a Festa da Cultura Popular, culminância do Projeto Cultura Popular desenvolvido na unidade escolar durante o período de 27 de agosto a 03 de outubro.



A festa contou com uma exposição de trabalhos dos estudantes de todas as turmas, uma apresentação interativa da cultura popular e uma apresentação de dança do Boi Bumbá.


A apresentação interativa consistiu em uma viagem teatralizada pelas regiões do Brasil, As características ressaltadas de cada região foram: região Sudeste – contação de história – lenda Maria Sapeba; região Sul – música e tipo característico – Gaúcho e sua prenda, “Prenda Minha”; Região Centro-Oeste – linguagem típica, música, tipo característico – violeiro; região Nordeste – música, tipo e personagem característico – “Mulher Rendeira” e “Lampião, “O Mito moderno do Nordeste”; Região Norte – lenda, música e dança – “Boi Bumba”.


Toda a apresentação contou com a participação dos estudantes e da professora de artes, Marisa Guida, e da professora de educação física, Renata Pini.

A Dança do Boi Bumbá realizada pelo Grupo Recreativo Folclore Bumba Meu Boi Cajuzinho animou os estudantes, demonstrando um pouco mais de uma dança típica de todo o Brasil, uma vez que, em cada local o Boi Bumbá é festejado de forma diferente.


O BE agradece a Igreja Batista Jardim de Arimatéia pela disponibilização do espaço físico para realização da culminância. 


Por Priscilla Baboo

Nenhum comentário:

Postar um comentário