A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Início da Trilha Histórico-ecológica na Mário de Andrade


A turma 1301 da Escola Municipal Mário de Andrade, integrante do Bairro Educador Morro dos Macacos, realizou no último dia 03 de outubro, uma visita guiada até o Museu da Vida, na Fundação Oswaldo Cruz. A atividade iniciou-se com os estudantes conhecendo alguns lugares históricos da Fundação Oswaldo Cruz, através de uma trilha histórico-ecológica, guiada pelos mediadores do Museu.

Nessa atividade lúdica e interativa, os estudantes participaram de uma gincana em que tinham que buscar pistas acerca dos temas e locais que, posteriormente, seriam explicados pelos mediadores do Museu da Vida. As pistas foram espalhadas ao longo da trilha, e os estudantes que as encontravam deveriam lê-las para todos os outros participantes dessa atividade.

Durante a atividade, os estudantes conhecerem e descobriram curiosidades sobre algumas espécies de plantas e animais, contribuindo na ampliação do conhecimento dessa turma sobre a variedade de espécies presentes na natureza. Houve também o resgate histórico de como era o trabalho realizado com esses seres vivos nos anos iniciais da Fundação Oswaldo Cruz.

Após essa atividade, os estudantes conheceram o espaço Ciência em Cena, no qual foram incentivados a usar seus cinco sentidos no Laboratório da Percepção. Na atividade foi possível provocar os participantes no que tange a percepção de luz e som. O espaço conta com vários painéis interativos e instrumentos ópticos que incentivam o aprofundamento da relação dos participantes com a disciplina Ciências.

O Projeto Bairro Educador gostaria de agradecer o Museu da Vida pela atenção dispensada e a Escola Municipal Mário de Andrade, gostaríamos de salientar que tal atividade é muito importante para expansão da leitura de mundo de todos os envolvidos e que o espaço disponível é bastante qualitativo para que tal aprendizado aconteça.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário