A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Manhã de autoestima na Vila do Pinheiro


A Escola Municipal Professor Paulo Freire, integrante do Bairro Educador Maré,  recebeu a oficina de autoestima da mulher na quinta feira, 04 de outubro . A atividade que é fruto de uma parceria com o programa de extensão da Faculdade UNISUAM foi realizada para dez responsáveis e é uma ação para consolidação do núcleo de responsáveis, visando estreitar a relação família-escola. Somando-se a atividade foi realizada a exposição “Retratos de Cecília”, uma parceria com o Sesc Ramos, como forma de ampliar o conhecimento dos participantes sobre parte tão importante de nossa cultura.


A palestrante, Madalena Glinardello, professora do programa de extensão da UNISUAM trabalhou com as mulheres presentes nas atividades a questão da tomada de decisões e melhoria da qualidade de vida na ação: “Dia de Você”. Através de vídeos, músicas e recursos visuais a palestrante falou sobre a importância da auto aceitação. A ação justifica-se por entender que a melhoria da qualidade emocional dos responsáveis impacta a qualidade de vida emocional dos estudantes, melhorando assim o ambiente educacional. 


Os responsáveis visitaram também a exposição “Retratos de Cecília” na qual houve a leitura do poema “Ou Isto ou aquilo” por uma integrante do núcleo de responsáveis. A temática da escolha foi abordada pela palestrante e com isto as participantes foram sensibilizadas poeticamente com relação às ações do cotidiano. Segundo algumas responsáveis, foi importante para elas ter um contato direto com parte do acervo da poetisa Cecília Meireles.


O núcleo de responsáveis solidários é uma ação demandada pela direção da unidade escolar e reflete o interesse da mesma em estreitar o vínculo família-escola como forma de melhorar o ambiente e aproveitamento escolar, bem como alcançar a permanência interessada dos estudantes na escola. Novas ações já estão agendadas e com o apoio do núcleo de responsáveis e da educadora comunitária do Programa Mais Educação espera-se alcançar mais responsáveis para juntos trabalharem para a melhoria da educação.

Por Leonardo Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário