A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Mostra Cultural: Turano, História e Arte



O Grupo de Trabalho Memórias do Turano promoveu no último sábado, dia 27, a Mostra Cultural: Turano, História e Arte, que tinha por objetivo resgatar a história da comunidade e aproximar as forças locais. A atividade é fruto de 11 reuniões nas quais foram levantados os interesses dos moradores e um dos mais citados foi o resgate da história local.

O grupo articulador é composto pelo Bairro Educador, UPP Social, Programa Territórios da Paz (SEASDH), pelo Espaço Cultural Fazendo Arte, pelo GEFEP (Grupo de Formação de Educadores Populares) e pelas lideranças comunitárias locais. 

Durante o evento foi possível observar atividades permanentes como a exibição de quadros do artista plástico local Abelardo Roque da Silva além da exibição de quadros e fotografias antigas, recitais de poesias e apresentações de samba e choro, esquetes teatrais, dança de salão, balé e artes marciais.

A abertura oficial do evento aconteceu com uma roda de conversa chamada “Memórias e Histórias do Turano”, na qual os moradores antigos e atuais puderam “trocar” informações, relembrar fatos e tornar viva a história do local através de um encontro de gerações.

Para Wilson Moraes, 44 anos, liderança local e integrante do Grupo de Trabalho, participar de um evento como esse é mais do que resgatar a história do local, significa também um orgulho por ajudar a comunidade em que foi criado.

“Eu fiz parte do Grupo de Desenvolvimento Comunitário do Turano, entre 1990 e 2000. Desde então não participava de nenhuma atividade comunitária. Mas ao ser convidado a participar das reuniões do grupo atual, foi despertando em mim a vontade de ajudar o local que nasci e fui criado por amor. É gratificante recomeçar minha história de trabalho na comunidade, ver gerações reunidas aqui debatendo o bairro. Nenhum dinheiro paga esse prazer e orgulho por ter feito um bom trabalho junto ao grupo”, disse.

Após a roda de conversa houve apresentações do grupo de Taekwondo do Projeto Rio 2016, dos alunos da Academia Mark Dance, de bailarinas do Espaço Cultural Fazendo Arte. Atividades que foram aplaudidas e elogiadas pelos presentes.

“Estou achando o evento maravilhoso, muito interessante. Vim morar no morro e as casas eram feitas de caixote de bacalhau ou com ripas e barro batido. E hoje, ao ver fotos de 40 anos atrás lembro de minha infância aqui, de como cheguei. Os jovens aqui presentes estão tendo uma ótima oportunidade de conhecer e valorizar a história e a cultura do local em que moram”,  afirmou Luiz Gonzaga Monteiro, há 40 anos morador do Morro do Turano e avô de Gabriel Richards, presidente do Grêmio da Escola Municipal Francisco Cabrita.           

Em seguido houve o recital de poesias que contou com a participação dos alunos da Escola Municipal Francisco Cabrita, Wanderson da Silva Alves, Vitor Yan e Matheus Telles, enchendo de orgulho a professora de ambos, Mônica Nunes.

A escola precisa educar para a vida toda e a e vida desses estudantes é aqui dentro da comunidade em que foram criados. Hoje eles estão mostrando para os moradores daqui que eles podem trazer coisas boas de fora para o Turano. Na escola eles aprendem a ler, a escrever e a escrita permite que ambos possam mostrar a vida deles em forma de poesias. Além de serem reconhecidos e valorizados mostrando o lado bom que a vida tem. Estou orgulhosa dos meus alunos”, encerrou.

O encerramento da atividade ficou por conta do grupo de choro Descendo a Ladeira. O Bairro Educador Agradece a todos os parceiros envolvidos na atividade que contribuíram para o sucesso da mesma.

Desde já a comunidade está convidada para participar da próxima reunião que acontecerá no dia 06/11, terça-feira, às 18h30, no Forninho – Comunidade do Turano.


Por Thiago Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário