A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Musica Classica para alunos do BE Santo Cristo



O quinteto experimental de sopros da escola de música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) visitou no último dia 29 de novembro a Escola Municipal General Mitre, integrante do Bairro Educador Santo Cristo. A ideia de levar o quinteto à unidade escolar surgiu de uma proposta do professor Aloizio Fagerlande, da UFRJ, que tinha vontade de levar o grupo às escolas públicas.
Quinteto Experimental de sopros
Os músicos apresentaram os instrumentos utilizados (flauta, trompa, oboé, fagote e clarineta) e fizeram pequenas demonstrações individuais, contagiando os estudantes, que aplaudiam as músicas executadas.
Para Tiago Teixeira, integrante do quinteto, os estudantes tiveram oportunidade de conhecer instrumentos novos e ouvir músicas até então desconhecidas.
“É através de oportunidades como a que vocês estão tendo hoje, de conhecer instrumentos, música latina e europeia, que estou aqui hoje, que despertou ainda mais em mim o desejo pela música. A música sempre faz bem para nossas vidas, aproveitam a oportunidade”, afirmou.
Alunos concentrados na apresentação
Pela música ser acústica, os estudantes precisaram ficar quietos e concentrados para desenvolver um exercício de concentração e percepção, e assim, entender esse tipo de música, fato que chamou a atenção de Tiago.
“Esses alunos foram fantásticos. Ficaram o tempo todo quietos, atentos, interessados pela música. A sensação de tocar aqui foi a melhor possível, valeu muito a pena vir trazer algo diferente para esses pequenos estudantes”, finalizou.
Julio Cesar Teixeira
Julio Cesar Teixeira, aluno do 3º ano, falou de sua paixão pela música e que os músicos o inspiraram. “Eu toco bateria e violão. E hoje conheci instrumentos novos, um tipo de música diferente. A sensação foi maravilhosa. Quando eu crescer eu quero ser igual a eles, quero viver de música”, encerrou. 

Por Thiago Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário