A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sábado, 20 de outubro de 2012

Palestra sobre “Atenção à Criança e Adolescente Vítimas de Maus-Tratos”

No sábado, dia 20 de outubro, a Escola Municipal Presidente Roosevelt realizou o encontro com os responsáveis beneficiados pelo Cartão Carioca. Participaram do encontro a equipe do projeto Bairro Educador de Realengo/Magalhães Bastos e a Fundação da Infância e Adolescente (FIA).

A concretização da parceria entre o Bairro Educador e FIA teve como mediadoras Cíntia Nascimento e Renata Brum, representantes do Programa Territórios da Paz, da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos que também estiveram presentes na atividade.



Rosemary Caetano, palestrante da FIA, iniciou a fala sobre o Programa de “Atenção à Criança e Adolescente Vítimas de Maus-Tratos” com a palestra: Derrubando os Muros do Silêncio. Ela ressaltou as ações que integram o programa, demonstrando a importância e também as consequências favoráveis quanto aos cuidados com a forma de tratamento com as crianças e adolescentes, quando solucionadas, e desfavoráveis quando negligenciadas, que acarretam impactos não só no aprendizado do aluno como também em toda sua trajetória de vida. Também houve a colaboração do Assistente Social, Genilson Silva que falou sobre as Instituições Públicas que apoiam o programa.



As ações do Programa (Crianças e Adolescentes vítimas de violências) são essencialmente voltadas ao atendimento de crianças e adolescente em situação de violência doméstica (física, psicológica, negligência, abandono), abuso e exploração sexual e comercial. O propósito das ações do Programa, a partir da constatação diagnóstica, é garantir proteção integral, e, sobretudo, evitar a violência contra crianças e adolescentes. Além destas ações o trabalho inclui atenção às famílias, e realiza atividades de prevenção ministrando palestras e orientações aos pais e responsáveis. Alguns pais durante a palestra interagiram, conversaram e participaram das atividades ministradas por Rosemary.

            
Após o encerramento da palestrante, algumas mães deram depoimentos, além de solicitarem o retorno da FIA à escola para participarem da criação de “Núcleos de Responsáveis”, e proporcionar orientação, e suporte, às vítimas de violência ou prevenir para que estas não ocorram.


O Bairro Educador de Realengo/Magalhães Bastos agradece o apoio de todos os parceiros envolvidos na realização deste evento: Diretora Márcia Cagliari e Diretora Adjunta Andrea Moraes, da Escola Municipal Presidente Roosevelt, Rosemary Caetano e Genilson Silva da Fundação da Infância e Adolescente e Cíntia Nascimento do Programa Território da Paz, da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos.


Por Carmem Rosanne

Nenhum comentário:

Postar um comentário