A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Primeiros passos da Trilha Educativa “Identificando-te posso me identificar”


As trilhas educativas podem ser entendidas como caminhos pedagógicos, isto é, percursos de aprendizagem, nos quais campos diversos do conhecimento organizam-se como contextos temáticos.

A Trilha Educativa “Identificando-te, posso me identificar” está acontecendo desde o mês de setembro, com os estudantes do 5º ano da Escola Municipal Frei Cassiano e com o 2º ano da Escola Municipal Mário da Veiga Cabral, ambas integrantes do BE Bispo. Esta é uma forma de unir as duas unidades de ensino em ações educativas, já que as escolas atendem estudantes da comunidade do Turano.


A trilha surgiu através do Grupo de Trabalho de Memórias do Turano, um grupo formado por moradores, instituições e parceiros locais, mediados pelo “Territórios de Paz”, programa da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos. O trabalho do grupo consiste em resgatar a memória da comunidade. Em relação a Escola Municipal Frei Cassiano, a trilha educativa tem como objeto de estudo a comunidade do Turano, enquanto na Escola Municipal Mário da Veiga Cabral o objeto de estudo é a Tijuca.


Como parte fundamental da filosofia do Projeto Bairro Educador, a trilha é uma forma de aliar o conteúdo da sala de aula com a realidade cotidiana do estudante, o que proporciona mais interesse no processo de aprendizagem, facilitando o mesmo.

A trilha educativa foi nomeada de “Identificando-te, posso me identificar”, pois enquanto o estudante identifica a comunidade onde mora, identifica-se também neste processo. A história do bairro provoca o conhecimento pelo passado como forma de entender o presente e melhorar o futuro.

Passo a passo da Trilha

O primeiro passo dado neste percurso foi a reflexão sobre si mesmo. Ao som de música clássica, os estudantes fecharam os olhos e refletiram um pouco sobre suas características individuais: o que gostam de comer, de brincar, do que sentem medo, etc. Depois cada um escreveu no diário de bordo (instrumento utilizado na navegação para registro dos acontecimentos mais importantes) o que refletiram e apresentaram para o grupo.


O segundo passo foi uma excursão dentro da própria escola, onde os estudantes fizeram anotações sobre as condições físicas do prédio e da rotina da escola. Na Escola Municipal Frei Cassiano alguns estudantes descobriram que há um museu dentro da escola. Eles perguntaram a equipe da cozinha como é a rotina do trabalho deles, como é o procedimento desde a confecção do cardápio, a chegada do alimento na escola até sua preparação. Na secretaria, eles perguntaram o que é o Programa Escolas do Amanhã, quais projetos existem na escola, como está o andamento da reforma da quadra da escola. Já na sala do NES (Núcleo de Saúde na Escola) eles tiraram dúvidas, desde a formação da técnica de enfermagem até sobre dicas de vida saudável. Um dos desdobramentos da atividade foi a ida de um psicólogo e de um médico até a escola, para conversar com a turma do turno da tarde, pois o grupo expressou curiosidade pela vida sexual ativa.


O terceiro passo foi a construção coletiva de um mapa da comunidade. Os estudantes descreveram todas as comunidades do complexo e o que era possível encontrar em cada lugar: onde havia acesso à internet, onde havia escola, igreja etc. O objetivo era fazer um levantamento do que os estudantes já conhecem da comunidade para resgatar a memória desses locais. Outro ponto observado pelos estudantes é a falta de serviços públicos e de equipamentos urbanos na comunidade, algo que os próprios estudantes farão o diagnóstico, através da comparação com a abundância dos mesmos na Tijuca. Essa troca ocorrerá entre as duas escolas durante a trilha educativa.

Os próximos passos serão uma caminhada pela comunidade com os estudantes e a mostra do trabalho realizado no evento “Turano, História e Arte”, realizado pelo Grupo de Trabalho  de Memórias do Turano.

Por Sarah Cardoso

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