A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

UERJ Sem Muros- Na trilha das profissões


A Escola Municipal Bernardo de Vasconcelos, integrante do Bairro Educador Penha, participou no dia 03 do outubro da 23ª Edição do Evento UERJ SEM MUROS, iniciativa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), cujo objetivo é abrir as portas da universidade para o público externo para exposição de trabalhos de professores e estudantes em diversas áreas do conhecimento. 

A visita contempla a trilha educativa: “Projetos de vida” que o Bairro Educador realiza na unidade escolar com as turmas: 1901 e 1902. 
Iniciamos a visita com a exposição do Pró-índio, onde, as monitoras são bolsistas do programa de pesquisa da UERJ. Os estudantes participaram ativamente da roda de conversa em que o tema era o resgate da cultura indígena. Os estudantes do 9° ano ficaram maravilhados com os estandes da Feira de Prestação de serviços, nos quais tiveram a oportunidade de saber seu peso, medida e tipo sanguíneo.

Para Giovana Cerqueira o passeio foi muito válido, pois ele conheceu um pouco mais sobre a profissão que seguir. “Para mim foi um dos passeios mais instrutivos que a escola ofereceu, pois como quero ser bióloga  foi muito interessante ver de perto como se faz experiências, descobrir qual é o tipo sanguíneo, entre outras coisas... É muito importante está perto dessas visitas, para ver o nosso futuro, tendo em vista, que estou terminado o ensino fundamental e consequentemente saindo da escola. Eu nunca tinha ido em uma universidade. Quero fazer parte daquilo ali daqui a alguns anos”.

Estudantes encontram um índio na exposição. E tiveram a oportunidade de conversar sobre a cultura indígena
Com a declaração da estudante Giovana Cerqueira, pode-se concluir que a atividade foi muito relevante para as turmas que participaram e que iniciativas como essas devem ser replicadas em outros espaços culturais e educativos.

Agradecemos a UERJ por ter proporcionado as turmas de 9° ano da Escola Bernardo de Vasconcelos o acesso ao conhecimento fora dos muros da escola e a oportunidade de conhecer alguns profissionais em seu campo de atuação.

Por: Maristela Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário