A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Visita à ALERJ compõe atividade da trilha educativa da cidadania


No dia 05 de outubro as turmas 1803 e 1804 da Escola Municipal Mario Piragibe, integrante do Bairro Educador Anchieta, visitaram o Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro – ALERJ.


A visita fez parte das atividades da trilha educativa “Cidadania” que, entre outras ações, contou com rodas de conversa que visaram estimular o protagonismo juvenil entre os alunos acerca dos temas educação, apropriação da cidade, cultura e política.


Antecederam a visita à ALERJ, atividades com a exibição do vídeo “Pro dia nascer feliz”, quando os estudantes construíram diários de bordo apontando as semelhanças e diferenças entre as escolas do documentário e a escola onde estudam, bem como, o que a escola poderia ter para melhorar e o que eles poderiam fazer para contribuir com essa mudança.


No encontro do dia 05 de setembro foi discutida a cartilha “Como viver junto na escola” da Secretaria Municipal de Educação (SME), apontando quais são os direitos e atribuições dos estudantes.

Além da Gestora de Projetos, Fernanda Aguiar, foram corresponsáveis da trilha e acompanharam a visita ao Palácio Tiradentes, os professores de matemática e português da unidade escolar.

A visita contou com a disponibilização de transporte especial e lanche pelo setor educativo do Palácio Tiradentes. Acompanhados de guias, os alunos conheceram a exposição permanente - Lugar de Memória do Parlamento Brasileiro - que conta a história política do país, sobretudo do Estado do Rio de Janeiro e do Plenário, onde ocorrem as assembleias e votações dos deputados estaduais.


Após a visita os estudantes apresentaram sua percepção do que representa o Palácio Tiradentes e o que fazem os governantes. Eles fomentaram a discussão a respeito da importância da participação política seja nos grêmios das escolas, nas associações de moradores, em organizações ou no Estado, porque queiramos ou não, de forma direta ou indireta, as decisões tomadas refletem na vida de todos.

Foram ouvidas músicas em diversos gêneros como: “Rap da Felicidade” - Cidinho e Doca, “Ideologia” – Cazuza, “Não é sério” - Charlie Brown Jr e “A vida é um desafio” – Racionais Mc’s. Escutar as músicas serviu de base para a pesquisa dos alunos sobre a influência da mídia nas relações e as formas em que os jovens são tratados pela sociedade. Nessa pesquisa os estudantes construíram cartazes, onde relacionaram a temática à própria realidade.

No dia 27 de novembro ocorreram outras palestras como “Racismo e Identidade”, ministrada pelo professor e historiador Wudson Guilherme. O tema da palestra foi apresentado durante os debates, surgiu do interesse dos próprios alunos e ocorreu em consonância ao mês da Consciência Negra. E, como demanda da direção, no dia seguinte, a Guarda Municipal-Rio realizou uma palestra sobre Violência na escola, denominada: Indisciplina x Ato Infracional.

O Bairro Educador Anchieta agradece a direção, aos professores e, sobretudo, aos alunos da Escola Municipal Mario Piragibe pela participação e viabilização da Trilha Educativa da Cidadania, agradecemos ainda aos parceiros envolvidos que contribuíram para o enriquecimento dos debates.

Por Fernanda Aguiar


Nenhum comentário:

Postar um comentário