A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Aula Passeio à Unidade Municipal Veterinária Jorge Vaitsman


No dia 28 de novembro os estudantes da turma 10 da Escola Municipal Morro dos Telégrafos, integrante do BE Mangueira, realizaram uma aula passeio à Unidade Municipal Veterinária Jorge Vaitsman, como culminância do trabalho desenvolvido pela professora Raquel Duarte sobre o conteúdo “Seres Vivos”.


No trajeto até a veterinária, os estudantes visitaram o Mirante da Comunidade, denominado Mirante Maria José, inaugurado recentemente pela Prefeitura do Rio de Janeiro, que proporciona aos moradores e visitantes uma vista privilegiada para a Baía de Guanabara e a Ponte Rio Niterói.

Ao chegarem à veterinária o diretor da Unidade Municipal Veterinária Jorge Vaitsman, Dr. Carlos Eduardo R. Caetano, os recebeu e falou sobre a necessidade de não chegar muito perto dos animais por eles estarem hospitalizados.



Os estudantes visitaram todas as instalações do local acompanhados pelo veterinário e conheceram a função que cada setor desempenha dentro da Instituição. Passamos inicialmente pelos laboratórios e ali ficamos uma boa parte da visita, analisando os animais nos vidros e frascos com formol e as doenças que os acometeram – motivo pelo qual eles se tornaram objeto de estudo. 


Os demais locais por onde os estudantes passaram foram: o Biotério (laboratório de geração de ratos para análise de raiva); o canil, onde passearam pelas diversas repartições nas quais, cadelas, filhotes, cães variados, são separados e permanecem até seus donos retornarem para buscá-los e/ou serem adotados; o gatil e o aprisco - setor das ovelhas para produção de soro. Eles também conheceram o crematório e o cemitério de animais, onde são enterrados por 2 ou 3 anos gatos, cães e papagaios.


Em todas as instalações os estudantes foram percebendo e entendo como é o trabalho do veterinário. No momento final, o Dr. Carlos Eduardo conversou mais detalhadamente com a turma sobre os cuidados e a criação responsável - outro tema sugerido pela professora, uma vez que, a maioria dos estudantes presentes possuem animais de estimação. Eles ficaram atentos aos relatos de abandono dos cães e gatos na porta da veterinária e as orientações para cuidar dos animais de estimação de forma consciente.


O BE agradece a parceira com a Unidade Municipal Veterinária Jorge Vaitsman por disponibilizar o espaço para a visita, bem como, a Escola Municipal Morro dos Telégrafos pela aposta no trabalho desenvolvido pelo Bairro Educador.


Por Priscilla Baboo

Nenhum comentário:

Postar um comentário