A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 27 de novembro de 2012

BE Complexo do Alemão visita Estação Alegria


No dia 27 de novembro, os estudantes do 6º ano da Escola Municipal José Aparecido do Prado Sarti, BE Complexo do Alemão, visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto Alegria, no bairro do Cajú. A ideia da visita surgiu após a professora construir uma maquete que mostra o processo de tratamento da água com sua turma. Em parceria com o SESC Ramos, com o projeto “Curto Circuito”, o Bairro Educador conseguiu o ônibus para concretizar o estudo realizado na sala de aula.


Os estudantes observaram a maquete da estação de tratamento e descobriram a história e algumas curiosidades do local. A Estação Alegria é a obra mais importante do Programa de Despoluição da Bahia de Guanabara (PDBG). É uma unidade de grande porte, sendo a maior das estações de esgoto operadas pela Cedae e uma das maiores do Brasil, ela coleta esgoto de aproximadamente 8.600hectares.


No laboratório foram recebidos por biólogos que passaram informações mais específicas sobre o processo de tratamento do esgoto. Observaram também o aquário de 18.000 litros abastecido por água tratada na Estação, com o objetivo de atestar a qualidade do trabalho realizado.


Para finalizar a visita, os estudantes foram a campo entender o processo e o tratamento na prática, observando os tanques por onde o esgoto passa até a água ser limpa e encaminhada à Baía de Guanabara.

O Bairro Educador Complexo do Alemão e a Escola Municipal José Aparecido do Prado Sarti agradecem a importante parceria com o SESC Rio, Unidade Ramos e a Estação de Tratamento de Esgoto Alegria.


Por Rivânia Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário