A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 6 de novembro de 2012

Construção pedagógica da Horta de Temperos


Os estudantes do CIEP Hélio Smidt, integrante do Bairro Educador Maré, construíram no dia 06 de novembro, com a parceria do programa de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Muda Maré, uma horta pedagógica de temperos. A atividade é fruto de uma trilha desenvolvida ao longo do segundo semestre e que contou com a participação de diversos parceiros e ações pedagógicas visando conscientizar e integrar a temática da sustentabilidade e da preservação patrimonial.


Visita a horta

No mês de julho os estudantes do primeiro ano, participaram de uma atividade denominada Land Art, promovida pelo Bairro Educador, na qual sementes de trigo foram utilizadas em sala para que os estudantes aprendessem a cuidar das plantas e a observar suas fases. Neste processo pedagógico os estudantes observaram de forma lúdica, através dos desenhos feitos com os germes de trigo, a importância de regar, proteger e expor adequadamente as plantas à luz solar.

Modelo de horta freática

No mês de agosto os estudantes visitaram uma horta já construída no CIEP Presidente Samora Machel para expandir seus conhecimentos sobre os temperos. Esta ação contou com a ajuda da responsável pela horta comunitária que guiou os estudantes durante o percurso e colaborou na escolha dos temperos que seriam plantados na horta pedagógica, possibilitando a integração entre unidades escolares do Bairro Educador.

Durante o mês de setembro o Bairro Educador buscou novas parcerias para ampliar e qualificar a construção da horta, e assim o projeto de extensão universitária “Muda Maré” somou forças para a realização desta ação. Foram realizadas diversas visitas e reuniões com o diretor, a coordenadora pedagógica do CIEP Hélio Smidt e os parceiros, com foco na construção pedagógica da horta. Somado a estas reuniões de planejamento ainda houve a apresentação do modelo de horta freática como proposta que melhor atenderia às demandas do CIEP, como por exemplo, um modelo de horta altamente sustentável. A apresentação do modelo de horta ocorreu durante a feira de ciências e tecnologia da UFRJ e demonstrou ser estratégia eficiente em relação ao uso exclusivo de pneus.

Apropriação do espaço e construção da horta suspensa

No mês de outubro o CIEP recebeu a ação de sensibilização para a construção da horta. Esta ação contou com a parceria do Muda Maré e do educador comunitário da unidade escolar. Nesta ocasião, foi construído com os estudantes um catálogo dos temperos, foi feita uma atividade de contação de história e por último eles puderam degustar os temperos. As crianças aprenderam a identificar e nomear adequadamente os temperos reforçando o exercício de letramento.

Neste mês de novembro o CIEP construiu a horta freática em um dia de intensa atividade pedagógica. Os estudantes se apropriaram do espaço através de pintura, da utilização da técnica de grafite (estêncil) e agiram na construção da horta freática plantando as mudas. Também fizeram o plantio de mudas em pneus transformando um espaço que antes estava inutilizado para as crianças tornou-se um espaço lúdico, produtivo e pedagógico.

Land Art

O Bairro Educador agradece aos parceiros que apoiaram e contribuíram para a realização desta atividade. Outras ações já estão sendo planejadas para ampliar e direcionar os estudantes aos cuidados com a alimentação saudável, sustentabilidade e preservação patrimonial.

Leia mais sobre esta ação no blog do CIEP Hélio Smidt:



Por Leonardo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário