A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Cultivando a paz na Guararapes Cândido


No dia 29 de novembro, ocorreu a culminância da trilha educativa “Bons amigos cultivam a paz” desenvolvida na Escola Municipal Guararapes Cândido, integrante do BE Santa Teresa. Em parceria com direção, professores e toda equipe escolar o projeto Bairro Educador propôs aos estudantes uma discussão acerca de valores fundamentais para a vida, como amizade, respeito, perdão e paz. O tema foi proposto pela diretora Célia Ximenes que pretende criar diversos projetos e atividades dentro (e fora) da unidade escolar, que possam cultivar nos estudantes os valores necessários para que a paz seja elemento presente na vida de cada um.


Como pontapé inicial o Bairro Educador realizou neste final de ano letivo diversas atividades a cerca deste tema. A primeira atividade teve como motivador o curta metragem “Rua das Tulipas” que retrata a vida de um professor que sempre buscou ajudar as pessoas de sua rua e nunca deixou seus sonhos de lado. Esta foi uma forma de começar a cativar os estudantes para importância da discussão. Em parceria com a professora de artes, os estudantes da turma 1201 produziram uma Tulipa para ser oferecida aos pais após a primeira ação da trilha educativa. A ideia é que esta atitude repercuta com os familiares, mostrando que com eles podemos chegar a paz desejada dentro e fora da escola.


No segundo momento a turma 1201 realizou uma atividade chamada “Paz através da Música” e foram convidados a ouvir, cantar e dançar o Funk “Bulliyng não!” composto por Carlos Carvalho: músico, pedagogo e gestor de projeto do Bairro Educador. Vale a pena citar uma estrofe que os estudantes repetem nos corredores da escola:

“Se liga meu irmão Bulliyng não é brincadeira
Se você está pensando alguma besteira
Antes de você agir precisa pensar, o que você fala pode magoar
Se você já magoou preste atenção
Vá ao seu amigo e peça perdão”


Ao longo da trilha os estudantes trabalharam algumas poesias do escritor Machado de Assis, refletiram sobre os cuidados com a natureza e discutiram sobre atitudes que podem gerar a paz. Um dos focos desta trilha é mostrar que a comunicação é uma forma de evitar a violência e que podemos conversar e chegar a respostas de forma conjunta. A culminância da trilha educativa ocorreu no Cristo Redentor, em parceria com a Estação de Ferro do Corcovado. Foi um momento de muita diversão e comprometimento de todos no cultivo de boas ações dentro e fora da escola.


“Hoje, nós, estudantes, professores e educadores da Escola Municipal Guararapes Cândido diante da beleza desta cidade queremos firmar nosso pacto pela paz”, disseram os alunos.



Por Eduardo Bertoche


Nenhum comentário:

Postar um comentário