A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Encontro reforça o uso da tecnologia no contexto escolar


O encerramento do encontro de multiplicadores promovido pelo Museu OI Futuro na segunda-feira dia 12, contou com a participação de professoras, da coordenadora pedagógica do CIEP Dr. Adão Pereira Nunes e da gestora de projetos do Bairro Educador Irajá, Ana Carolina Duarte, que receberam uma premiação pelos desdobramentos pedagógicos trabalhados em sala de aula com os estudantes da Educação Infantil (EI), em razão das visitas ao museu, realizadas ao longo do ano letivo. A premiação contemplou outras três unidades escolares, que também se espelharam na visita ao museu para desenvolverem projetos específicos que atendessem às expectativas dos estudantes.


O programa de multiplicadores busca conhecer o interesse dos educadores com relação aos instrumentos educativos proporcionados pelo museu, e apresentar a eles as metodologias, materiais e tecnologias educativas articuladas às visitas e trabalhadas de acordo com o PPP (Projeto Político pedagógico) de algumas unidades escolares.

O PPP do CIEP em 2012 tem como tema a ampliação do capital cultural, e por este motivo as professoras decidiram trabalhar com os estudantes a história dos meios de comunicação. Na visita ao museu eles conheceram e manusearam diferentes meios de comunicação, dos mais antigos aos mais atuais como, por exemplo: telefone, rádio, televisão, cartas, bilhetes, entre outros, e aprenderam a importância da tecnologia para auxiliar o processo educativo da sociedade.

Educadores de diversas instituições de ensino

Michelle Dantas (professora do CIEP Dr. Adão Pereira Nunes) elogiou a parceria com o Bairro Educador, que articulou a visita dos estudantes ao museu e garantiu a gratuidade no metrô, através da parceria com o MetrôRio, e que proporciona aos estudantes conhecerem outros espaços além do bairro onde residem.

“Os alunos ao conhecerem outros espaços percebem que o mundo é maior que qualquer limite que eles têm na comunidade onde moram. A visita ao museu me ajudou a trabalhar os meios de comunicação com eles, pois por se tratar de educação infantil, é importante que eles conheçam de perto os meios de comunicação, e percebam a evolução tecnológica”, ressaltou Michelle.

Gwemdolyn Brathwaite (prof. repres. do CEC), Gisele Cordeiro (Coord. pedagógica), Bárbara Prudente (professora) e Michelle Dantas 

Para Rafaela Rafael, arte educadora do Museu de Telecomunicações OI Futuro, o encontro com os educadores serve para pensar em como agregar os instrumentos do museu ao currículo escolar. Rafaela também destacou seu desejo de continuar trabalhando com o Bairro Educador, parceiro do museu desde 2010.

Artes educadores do Museu Oi Futuro: Rafaela Rafael e Luiz Felipe Coelho


“Através destes encontros conseguimos a resposta sobre o trabalho do museu com as escolas. Com o auxílio do BE, demos continuidade ao nosso trabalho construindo uma relação do projeto com as escolas, e isso é bastante gratificante. Espero que essa parceria se estenda até 2013”, afirmou a arte educadora.

Por Ana Paula Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário