A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Estes contos que encantam


No dia 26 de novembro, foi realizado na Escola Municipal José Marti, integrante do BE Engenho da Rainha, uma ação educativa de contação de histórias para os estudantes do primeiro segmento do Ensino Fundamental. A ação educativa foi promovida pelo Projeto Bairro Educador e contou com a parceria do ator e professor de língua portuguesa e literatura, João Batista Henrique.


A ação teve como objetivo contribuir com atividades relacionadas ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, que tem como temática “Estes Contos Que Encantam”, no qual o subprojeto do semestre “Ler para se Divertir” possibilitou a prática de leitura e escrita a partir da diversidade cultural existente no contexto brasileiro.   

O objetivo do projeto é valorizar a leitura, estimular o interesse dos estudantes pelos gêneros narrativos, o gosto pelo universo literário, assim como, despertar a imaginação e a compreensão de que a oralidade e a escrita produzem significados relacionados a vida cotidiana.


A contação de histórias é uma importante ferramenta que estimula a leitura e o desenvolvimentos das mais diversas linguagens.

O professor João Batista, o JB, como é conhecido, iniciou seu contato com as crianças promovendo brincadeiras, utilizando as iniciais do seu próprio nome e contando a sua história de vida como nordestino, ilustrando sua fala com a música de Luís Gonzaga “Vida de Viajante”.


Através da contação de histórias de diversos tipos, principalmente as fábulas e cantigas de rodas, como “A barata diz que tem” e “O Tio Lobo”, o ator foi trabalhando a representação dos personagens, a oralidade, o corpo e os sentidos. O artista impulsionou os estudantes a dançarem no ritmo dado por ele, através do seu pandeiro e criando, assim, uma atmosfera de fantasia e sonho.

Para JB, este estado de entrega das crianças é fundamental para o processo de aprendizado e isto torna o seu trabalho mais gratificante.


“É muito importante este estado de entrega à fantasia que a criança se permite estar. Consigo perceber a importância do ato de contar histórias. Vejo no olhar delas o entendimento das coisas, antes totalmente desconhecidas”, comentou JB.

JB encerrou o seu encontro com os estudantes com a fábula do “Pássaro Azulão”, da escritora Bia Bedran.  Informou que esta é uma ave em extinção e ressaltou, através da narrativa, a importância da troca de afeto e carinho entre pais e filhos.

Segundo a diretora adjunta Cristiane Santos, este tipo de atividade, além de estar diretamente ligado a todos os objetivos do projeto da unidade escolar, inclui ainda a participação ativa dos alunos, promovendo a integração entre eles, tornando a realização do projeto um processo de fator educativo e significativo dos estudantes.

Por Marcia Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário