A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Estudantes participam da 7ª Mostra de cinema e direitos humanos


No dia 28 de novembro, os estudantes do 8º ano e das turmas do Acelera da Escola Municipal Almirante Tamandaré, integrante do BE Vidigal, participaram de uma aula-passeio no Centro Cultural da Caixa, para participar da 7ª Mostra de Cinema de Direitos Humanos.


Durante a Mostra o grupo de 34 estudantes assistiu a quatro curtas-metragens nacionais que abordam formas de violação e preservação dos direitos humanos.


No primeiro curta metragem foi mostrada a rotina de estudantes do nordeste, portadores de deficiências físicas que sofrem com a precariedade da escola e com a ausência de professores. Já no segundo curta o tema era maus tratos aos animais tendo como exemplo o caso específico da tragetória das aves desde sua concepção até chegar ao supermercado. O terceiro retratou a vida de duas crianças, uma pobre, em situação de rua e outra de classe média, moradora de um condomínio fechado. O último, e mais longo, retrata o cotidiano de um presídio e as formas que os visitantes levam objetos proibidos para dentro do mesmo. Os estudantes se identificaram com os filmes, especialmente por assistirem cenas que lembram suas realidades e poder refletir sobre as mesmas.

O fato dos curtas-metragens serem oriundos de outros estados dos país também oportunizou uma comparação entre as diferentes realidades dentro do Brasil. Independente da região, muitos brasileiros sofrem com a violação dos direitos humanos e são privados dos seus direitos mais básicos.

Por Amanda Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário