A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Estudantes visitam a Festa Literária das UPPs


No dia 09 de novembro, o Bairro Educador Borel (através da gestora de projeto Eliza Moreno) acompanhou os estudantes da Escola Municipal Jornalista Brito Broca na visita a Festa Literária das UPPs (FLUPP), que nesta primeira edição homenageou o autor Lima Barreto. A FLUPP estreou em 2012, no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, Centro do Rio de Janeiro.  Durante cinco dias, livros, leituras, escritores do Brasil e do mundo inteiro, oficinas, teatro, exposições, ações culturais diversas ocuparam a comunidade.


Os estudantes do 2º e 3º ano participaram de uma roda de conversa com Guto Lins, autor e ilustrador premiado por diversos livros infantis e juvenis.


A história “Este mundo é uma bola”, do designer Guto Lins, foi interpretada pelo ator Mateus Solano. Além das duas turmas da Escola Municipal Jornalista Brito Broca cerca de 60 alunos da rede municipal de ensino estiveram presentes na Tenda Bruzundangas para ouvir e participar da contação. Matheus interpretou personagens portugueses, franceses, alemães e de outras nacionalidades que surgiram ao longo da narrativa, que falava sobre os diferentes povos com seus diversificados costumes e sotaques, unidos, pela mesma paixão: o futebol.

Após a leitura o autor e ilustrador começou um bate-papo com os estudantes que fizeram várias perguntas referentes ao processo criativo dos livros. Guto explicou como o livro “Este mundo é uma bola” foi pensado.


 “Cada livro pede um tipo de imagem diferente. Neste livro a ilustração é feita com Happy Faces (rostos felizes). Pra mim foi a melhor solução para este livro, porque mostra que todos são iguais”, comentou Guto sobre o livro que mostra tantos tipos de nacionalidades.


O Bairro Educador apoia a realização de atividades educativas fora das unidades escolares, bem como a participação das escolas em iniciativas de fóruns, encontros e  redes comunitárias, pois essas ações permitem não só o estabelecimento de alianças e canais de comunicação entre as diversas esferas de vida do estudante, mas principalmente, possibilita um aumento e uma diversificação significativa das experiências educativas, criando condições favoráveis ao desenvolvimento integral dos alunos.

Por Eliza Moreno

Nenhum comentário:

Postar um comentário