A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Feira orienta estudantes para o mercado de trabalho


No dia 14 de novembro, foi realizada na Escola Municipal Cora Coralina, BE Campo Grande, a feira de profissões, onde os estudando do 5° ao 9° ano puderam conhecer um pouco mais sobre o mercado de trabalho através de profissionais de áreas específicas.




A feira foi iniciada com uma conversa da diretora, Yara Marques, com os alunos e em seguida a coordenadora do projeto Bairro Educador, Márcia Florêncio, explicou sobre a importância da feira para os estudantes e contou sobre sua trajetória e superação através dos estudos.

‘’Esse trabalho tem a intenção de apresentar possibilidades e oportunidades de um futuro melhor. Precisamos lutar pelo que sonhamos.’’, concluiu Márcia.


Foram convidados para a feira diversos profissionais de áreas diferentes, como: militares, advogado, químico, professor, técnico de enfermagem, entre outros. Além de duas instituições (INTEB E SENAC) que apresentaram cursos profissionalizantes gratuitos para os estudantes.


Paulo Panesi, formado em administração de empresas, e coordenador de curso do SENAC RJ, ministrou duas palestras, onde contou sua história de vida, falou sobre cada curso gratuito que o SENAC oferece e como esses cursos podem inserir os mesmos no mercado de trabalho.


Os estandes mais visitados foram o da Marinha, Aeronáutica, Exército e Bombeiro, os estudantes tiraram dúvidas e perguntaram o que deveriam fazer para ingressar nessas profissões. Bruno das Chagas, soldado da Aeronáutica, elogiou a iniciativa do Bairro Educador em realizar a feira e acredita que esse tipo de atividade ajudará futuramente cada aluno.

“Essa feira é boa para eles ficarem cientes sobre cada profissão e assim pensarem sobre cada uma até encontrarem a que mais gostam, e assim evoluírem para alcançar seu objetivo. Eles precisam acreditar mais neles, pois a maioria não tem perspectiva de um futuro melhor’’, disse Bruno.


Os estudantes puderam encontrar apoio para acreditar que é possível ter uma carreira na área que cada um deseja. Luan da Silva, estudante do 8° ano, pretende entrar para a Marinha e concluiu:

“Gostei de saber mais sobre a Marinha. Perguntei como o Marinheiro chegou no lugar que está hoje e como eu faço para ser igual a ele. Ele me ajudou muito e consegui saber que é isso mesmo que eu quero, e que eu posso ter um futuro melhor.’’


A diretora da unidade escolar, Yara Marques, agradeceu o Bairro Educador e disse que essa iniciativa conseguiu fazer com que os estudantes, que em sua maioria tem uma visão limitada sobre mercado de trabalho, presenciassem as possibilidades de evoluir, mostrando que eles podem conquistar seus espaços com no mercado de trabalho, e conseguirem uma vida melhor, mas que é preciso para isso muita determinação e dedicação.


Por Thais Ribeiro.

Um comentário:

  1. sobre a participaçãp do coordenador do SENAC PAULO PANESI devo acrescentar que trata-se de um intelectual de aparencia de povão, porem de conteúdo de um verdadeiro intelectual;
    Intelectual no sentido que ele possui o privilégio de alto quociente de intelectuliadade recebido por presente de DEUS.
    Ainda que ele não divulgued, o seu índice de QI medido em comparação com a média dos QIs conhecidos é de 189 de QUI.
    Pouca diferença PAULO PANESI tem de um cientista ou um MOZAER.
    Professor moderno, escritor de diversos ramos da literatura, da ficção a tecnica profissional é uma figura rarar neste nosso mundo social

    era o que tinha a dizer
    GERSON SERRANO FILHO
    gersonnserrano@gmail.com
    77252896
    professor de legislaçãode logistica do SENAI
    advogado, c orretor de imoveis

    ResponderExcluir