A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sábado, 27 de outubro de 2012

I Encontro de Responsáveis pela Educação de Santa Teresa


No último sábado, dia 27/10, estiveram reunidos no Museu da Chácara do Céu representantes da comunidade escolar dos bairros de Santa Teresa e Cosme Velho para o “1º Encontro de responsáveis pela educação de Santa Teresa”. O principal objetivo do encontro foi aproximar a família da escola, integrando a comunidade escolar e valorizando o conhecimento que cada um carrega dentro de si mesmo. O encontro proporcionou que cada responsável pela educação do bairro pudesse ter voz ativa, através de debates com os demais atores locais. A ideia deste primeiro encontro foi refletir sobre o papel da educação formal, não-formal e informal para a formação da sociedade.


Como forma de elucidar as ações do Bairro Educador, a gestora de núcleo, Kalina Honório, exibiu um vídeo com algumas ações do projeto seguido de explanação sobre o principal objetivo do BE que é contribuir para a melhoria da educação das unidades escolares de forma integral. Em seguida, foi realizada uma dinâmica que tinha como título “As lembranças e os desejos”, na qual todos puderam refletir sobre os sentimentos que cada um tem sobre a escola que viveu e a escola que deseja para o futuro. A ideia era cada um refletir sobre o papel da escola na sociedade e de que forma podemos mudar o percurso desta mesma instituição.


No término do encontro foi feita uma reflexão baseada no livro “O que é educação?” do antropólogo Carlos Rodrigues Brandão. A ideia foi passar a percepção de como cada um é responsável pelo processo de educação, uma vez que estão a todo momento educando e sendo educados uns pelos outros.

Ao final do encontro, o pedagogo e educador Ozias Soares, representante da Chácara do Céu, levou os educadores para uma visita guiada pelo interior do Museu, aonde todos conheceram as obras de arte, pinturas, biblioteca e desfrutaram de momentos de muito aprendizado.


Por Eduardo Gryzagoridis

Nenhum comentário:

Postar um comentário