A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Iª Mostra Histórico-Cultural de Costa Barros


No dia 27 de novembro, aconteceu a Iª Mostra Histórico-Cultural de Costa Barros no CIEP Anton Makarenko (BE Costa Barros). Os estudantes assistiram apresentações de música clássica com o Brasil de Tuhu, danças, teatro, percussão e receberam a visita do parceiro do Bairro Educador, Mc Griot.


O mestre de cerimônias Paulo Renato abriu o evento com a música “O Mundo depende de Nós”, composta por Mc Griot e desenvolvida com os alunos do CIEP Anton Makarenko. Os estudantes do CIEP, que fazem parte da banda de percussão do mestre Jair, tocaram diversos instrumentos no ritmo dos tambores da Bahia.



Dando continuidade às apresentações, o público presente teve a oportunidade de apreciar a apresentação do Brasil de Tuhu que tocou algumas composições de Villa Lobos. Após a música clássica, foi a vez das turmas do 3º ano do CIEP Anton Makarenko e do Grupo de Dança Rebeldes fazerem uma apresentação musical com o tema musical “Vermelho”, e dos alunos da Escola Municipal Professor Escragnolle Dória se apresentarem para a comunidade escolar.


Encerrando o evento, tivemos ainda as apresentações do grupo de dança “Lixo no Lixo” do Ginásio Experimental Carioca (GEC) Fernando Rodrigues da Silveira, o grupo Fê Artes com “A história de João”, a participação do Guetto Axé do mestre Toy e do grupo de dança Hip Hop do CIEP Rubens Gomes.


A culminância das trilhas educativas desenvolvidas pelo Bairro Educador Costa Barros, contou com o auxílio das professoras das unidades escolares e com o apoio dos oficineiros do Programa Mais Educação.
A trilha educativa foi articulada com o PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola, que tem como objetivo trabalhar com os estudantes a apropriação e valorização da história do bairro de Costa Barros.

Os temas das trilhas foram: “Costa Barros mostra sua arte” no CIEP Anton Makarenko; “A cultura afrodescendente em Costa Barros” no CIEP Rubens Gomes; “O Brasil em Costa Barros” na Escola Municipal Professor Escragnolle Dória e, por fim, o GEC Fernando Rodrigues da Silveira com o tema “Costa Barros a nossa História de Paz”.

A diretora do CIEP Anton Makarenko e o coordenador pedagógico Luiz Menezes do GEC Fernando Rodrigues da Silveira avaliaram a iniciativa de reunir as quatro escolas como fator positivo, pelo fato de promover uma oportunidade de compartilhar a aprendizagem e aproximar as unidades escolares.

Por Amarildo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário