A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Inauguração do Eco espaço


No dia 26 de outubro, o Bairro Educador Borel em parceria com o SESC Tijuca e o Instituto Moleque Mateiro promoveram a inauguração do ECO Espaço no antigo parquinho do CIEP Antoine Magarinos Torres Filho. Essa atividade faz parte da trilha educativa de Ciências Sociais e Naturais realizada com as turmas da professora Márcia Cardoso, que envolveu neste dia mais seis turmas, totalizando aproximadamente 200 estudantes.

Ao longo do dia a unidade escolar recebeu arte-educadores e ambientalistas que proporcionaram aos estudantes as seguintes oficinas: criatividade com isopor, pipas, brinquedo folclórico, customização de material reciclado, horta espiral de ervas, verduras e florais.

O SESC Tijuca, parceiro do Bairro Educador em diversas atividades, contratou o Instituto Moleque Mateiro para construir a composteira e as três estruturas da horta espiral, instaladas no antigo parquinho. Os mesmos foram responsáveis pelas oficinas de horta e capacitação de professores e funcionários para o reaproveitamento de materiais orgânicos para adubo dentro do CIEP que aconteceu no dia 25 de outubro.

Nas oficinas disponibilizadas pelos arte-educadores os estudantes puderam trabalhar coordenação motora, criatividade, trabalho em equipe, matemática e cultura popular brasileira.

Os ambientalistas ensinaram aos alunos os elementos básicos do cultivo em horta como temperatura da terra, posição estratégica de cada espécie dentro da horta espiral, cuidados especiais com a irrigação. Todos os alunos participantes da atividade plantaram uma muda de erva medicinal e levaram para casa com o objetivo de cuidar junto aos pais.


A realização de trilhas educativas envolvendo parceiros permite não só o estabelecimento de alianças e canais de comunicação entre as diversas esferas de vida do estudante, mas principalmente, possibilita um aumento e uma diversificação significativa das experiências educativas para estes.

Por Eliza Moreno

Nenhum comentário:

Postar um comentário