A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Intervenção artística no BE Cavalcante

Em parceria com o grafiteiro Leandro Oliveira dos Santos, o Chokito, um grupo de 14 alunos do 3º ao 5º ano, da Escola Municipal Frei Leopoldo, integrante do BE Cavalcante, participaram da intervenção artística no muro da unidade escolar, no último dia 5.


A ideia partiu através de um pedido da diretora que reclamava constantemente que o muro da escola vivia pichado e sujo. A partir desse pedido, a gestora de projetos do Bairro Educador, Aline Alvess, procurou um grafiteiro local que tivesse uma identificação com a escola e pudesse fazer a arte no muro.

Para estimular a participação dos estudantes foi feito um concurso para escolher qual desenho seria grafitado no muro. A votação foi feita pelos próprios desenhistas. A estudante do 5º ano, Karine Bernine Aleixo, foi à vencedora do concurso e falou a respeito disso e da nossa cara do muro da escola.

“Eu quis transmitir, através do meu desenho, um pouco da aparência de nossa escola. Procurei representar o dia de hoje, colocando um grupo de estudantes e o grafiteiro desenhando no muro da escola, assim as pessoas passarão a observar e respeitar a nossa escola e saber o quanto é trabalhoso fazer arte numa parede. Estou achando a atividade muito legal, interessante. Sem falar que está sendo muito importante, pois evitará novas pichações no muro de nossa escola”, finalizou.
 
A oficina de grafite tem como objetivo valorizar a identidade cultural das comunidades e estimular a preservação do patrimônio público, quebrando o paradigma de que grafite é semelhante à pichação.
Para Chokito a oficina de grafite serve também para despertar o interesse pelo desenho e pela arte nos estudantes.
“Esse trabalho permite que os alunos olhem de uma forma diferente para o grafite que é arte, intervenção artística. Muitos deles podem começar a desenvolver o dom da arte. Espero que eles vejam seus desenhos pintados no mura da escola e passem a valorizar ainda mais o ambiente que frequentam, estudam. Estou feliz por estar participando da atividade e contribuindo para melhorar a escola do bairro”, afirmou.

Por Thiago Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário