A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Mais arte é igual a mais educação


Na segunda-feira, dia 03 de dezembro, o Bairro Educador Bispo promoveu mais uma apresentação da Cia Híbrida de Dança para alunos da Escola Municipal Frei Cassiano. O espetáculo “Paulinho, Paulão”, é um espetáculo que faz parte do projeto “Arte é o Melhor Remédio” e trata a temática ligada ao Bullying, integrando as linguagens da dança e do teatro, envolvendo os estudantes em questões como: autoestima, identidade e respeito às diferenças, tudo isso de forma lúdica. A peça teatral atendeu a aproximadamente 200 alunos da Educação Infantil ao 5º ano do turno da tarde.


A Cia Hibrida de Arte usa o espaço do GEFEP (Grupo de Formação de Educadores Populares) para os ensaios, este espaço fica localizado próximo à escola. Isso ressalta a importância da apresentação da Cia junto à unidade escolar, e ajuda a divulgar um trabalho de qualidade (e que trás um componente especial, pois trata da realidade dos estudantes) que vem sendo desenvolvido e que não é acessado por todos, mesmo sendo gratuito.


Wanessa Sampaio, produtora da Cia Híbrida, falou sobre a importância da formação de plateia nas escolas. “É importante para auxiliar no acesso a arte, pois muitos desses jovens e crianças não tem contato com dança, teatro ou outras formas de arte, com esses espetáculos nas escolas podemos incentivar os jovens a fazer atividades ligadas à arte, mostrando outro caminho que podem seguir, e os diversos benefícios que isso pode trazer. Resumindo, temos que nos unir para conseguir disseminar a arte e valorizá-la mais, levar para mais perto aquilo que parece longe. Acho que atividades como essas vão ajudar muito a comunidade, as crianças, a escola, os projetos e companhias também. É um ganho geral”.



A atividade faz parte do conjunto de ações estratégicas do Bairro Educador que promove atividades educativas envolvendo escolas e parceiros. Essa ações permitem o estabelecimento de alianças e canais de comunicação entre o processo formal e informal de educação, tornando o território mais articulado entre si, elas possibilitam também um aumento, e uma diversificação significativa, das experiências educativas a que estes jovens são expostos, contribuindo para um processo de desenvolvimento integral dos estudantes.

Por Ana Sarah Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário