A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Mostra de profissões reúne escolas do BE Realengo

Com objetivo de orientar profissionalmente 70 estudantes das turmas de 8º e 9º ano das Escolas Municipais Lima Barreto e Presidente Roosevelt, o Bairro Educador Realengo promoveu na última quarta-feira, dia 7, a 1º Mostra de Profissões do Projeto Jovem CEEI – Conhecer, Entender, Escolher e Investir – na quadra da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Água Branca.



A atividade teve como objetivo mostrar aos estudantes como começar a elaborar perspectivas profissionais, além da importância em elevar os anos de escolarização e a relação que existe entre escolarização e profissão (salário).

Os estudantes tiveram contato com profissionais de diversas áreas como por exemplo médico, dançarinos, dentistas, arquiteta, estilista, enfermeiros, cientista social, advogados, policiais militares, ator, DJ, e tiveram a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre carreiras, salários, requisitos e competências esperadas. Lembrando que essas áreas foram as de maior interesse dos estudantes durante o planejamento da feira das profissões.


A abertura oficial do evento ficou por conta da gestora de projetos do Bairro Educador Realengo, Carmen Rosane, que falou sobre a satisfação de ver os estudantes interessados em saber mais sobre diferentes carreiras.

“É gratificante ver o entusiasmo desses jovens procurando saber um pouco mais sobre o mercado de trabalho, sobre as mais diversas carreiras. Eu agradeço a presença de todos os parceiros e profissionais aqui presentes que contribuíram para que a Feira Jovem CEEI pudesse acontecer com sucesso”, afirmou.
Os profissionais convidados levaram seus materiais de trabalho, apresentaram vídeos, falaram das profissões, de seus campos de trabalho. Além de terem dado várias dicas pessoais aos estudantes interessados nas referidas profissões.





“Estou adorando participar do evento. Acho que atividades como essa são muito importantes para esses jovens que não possuem muita noção de como é o mercado de trabalho, o quanto precisam estudar para se tornar um estilista, uma arquiteta. Sem falar que pude esclarecer muitas dúvidas deles à respeito do mundo da moda, um universo distante dos estudantes”, disse Betina Saboia, estilista.


A montagem dos stands facilitou a circulação dos estudantes pela feira, o que dava a cada estudante a possibilidade de conhecer quais e quantas profissões quisesse.


“Quero ser tenente militar na área de enfermagem e a oportunidade de conhecer mais a fundo a profissão de enfermeira permitiu esclarecer algumas dúvidas que eu tinha e ter ainda mais certeza de que é isso mesmo que quero para minha carreira”, ponderou uma estudante.

Ao final da atividade houve uma apresentação de dança que contou com a participação dos estudantes e de alguns dos profissionais que participaram da atividade.


A diretora da Escola Municipal Presidente Roosevelt, Márcia Cagliari, falou sobre o interesse dos alunos pelo evento e agradeceu a gestora de projetos do Bairro Educador pela organização. “O evento está sendo maravilhoso. Superou as minhas expectativas e a de muitos alunos. Olhando assim dá para perceber que quem de fato veio a Feira, compareceu para prestigiar e esclarecer suas dúvidas. Acho muito importante para esses jovens esse contato com as profissões. Servirá para orientá-los em relação a qual caminho seguir, saber como é a carreira na prática, entre outras coisas. E isso tudo só foi possível graças ao trabalho, esforço e dedicação da Carmen”, finalizou.

Por Thiago Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário