A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Nunca é tarde para aprender


No dia 8 de novembro, a Escola Municipal Otelo de Souza Reis, BE Antares, fez o encerramento da atividade de letramento que teve início em junho. A atividade foi dividida em 4 etapas para estudantes do 3° e 4° ano, onde as mesmas tornaram-se turmas de projeto no segundo semestre de 2012.


Os estudantes, que têm de 8 à 14 anos, não eram alfabetizados. Com o início do processo de alfabetização, a gestora de projetos Priscila Vicente, visando acelerar o processo de aprendizagem dos alunos, propôs para a coordenação e para a professora da unidade escolar a atividade de letramento. A proposta foi aceita por todos e a professora elogiou o resultado, pois ajudou aos alunos a aprenderem e se dedicarem mais.

“A atividade foi fundamental para as turmas, os alunos ficavam em sala treinando as palavras, um incentivando o outro a estudar e prestar atenção nas aulas e pesquisando palavras para treinarem entre si. O projeto Bairro Educador é muito importante, pois com atividades dinâmicas e diferenciadas faz com que os estudantes fiquem interessados em aprender’’ disse a professora das turmas do 3° e 4° ano, Alecta Pereira.


A atividade foi realizada em grupos, onde as turmas foram divididas e iam passando de etapa os grupos que somavam mais pontos. A primeira etapa da atividade de letramento, foi o soletrando, onde palavras com uma sílaba e duas sílabas foram passadas aos alunos para que os mesmos soletrassem. Já na segunda etapa, foi feita a maratona da alfabetização, onde os estudantes tinham que escrever as palavras corretas e ganhava a equipe que acertasse mais palavras e terminasse em menos tempo. Na terceira etapa, foi feito novamente o soletrando, mas dessa vez, com palavras maiores e mais complexas. Ao final das etapas, sobraram apenas dois grupos, onde os dois disputaram a final da atividade, a quarta etapa,onde foi feito outro soletrando, e ganhou o grupo que soletrou o maior número de palavras corretas. Os jurados da atividade foram a coordenadora pedagógica, o estagiário e a professora das turmas.


Os estudantes, de outras turmas, que assistiram a final do soletrando, se interessaram pela atividade e pediram as professoras e a gestora de projeto que fizessem a atividade em outras turmas. Os alunos participantes se dedicaram, se esforçaram e ajudaram um ao outro a soletrar quando os mesmos tinham dificuldade. A aluna Diana da Silva, de 11 anos, do 4° ano, elogiou as ações feitas na escola.

“Eu não sabia ler, aprendi a ler, escrever e a soletrar com a tia Alecta e com a ajuda da tia Priscila, elas ajudaram muito a turma. Essa atividade foi muito importante para a gente, todos ficavam procurando palavras e falando dentro da sala para saber se estava certa ou não” disse Diana da Silva.




O Bairro Educador agradece o apoio da unidade escolar e principalmente a coordenadora pedagógica e a professora das turmas que ajudou e apoiou o projeto desde o início.

Por Thais Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário