A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O que quero para minha vida profissional?


O Bairro Educador Bispo, na última quinta-feira, dia 22, desenvolveu a “Feira das Profissões”, realizada para os estudantes do 9º ano da Escola Municipal Francisco Cabrita, pois estes estão no final do ensino fundamental e vão ingressar no Ensino Médio. Os números mostram que na passagem do ensino fundamental para o ensino médio, muitos estudantes desistem dos estudos, e esta é uma atividade que pode abrir novas perspectivas de futuro para estes jovens.


Em razão deste fator a “Feira das “Profissões”, desta vez aplicada em versão digital, foi pensada como uma ação preventiva à evasão escolar. A ação teve como objetivo subsidiar a escolha dos estudantes com relação as profissões e fazer com que eles reflitam sobre as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho.



Os estudantes assistiram a um vídeo com a contagem do tempo, o vídeo “O que quero para minha vida?”, uma matéria do Jornal Nacional sobre a situação do Piauí, ilustrada por alguns casos de jovens e sua relação com a escola e um vídeo sobre o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibular. Este roteiro visual de aproximadamente dez minutos serviu para abrir as discussões e reflexões iniciais sobre o tema proposto e suas implicações no futuro dos estudantes. Eles também assistiram a um vídeo que continha informações sobre as profissões escolhidas pelos estudantes em um processo de tempo real e interativo.


Em pesquisa levantada junto aos estudantes do 9º ano, a maioria não tinha tantas informações para realizar uma escolha direcionada. Alguns disseram que não recebiam orientação nem da escola e nem da família a respeito do assunto.

Sarah Cardoso e Roberto Lobo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário