A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Orientação escolar e profissional


Buscando aliar os estudos à orientação profissional, a Escola Municipal Marechal Estevão Leitão de Carvalho com o auxílio do BE Engenho da Rainha, promoveu na quarta feira, dia 8, a II Feira das Profissões, dedicada aos estudantes do 9º ano. Profissionais de diferentes carreiras transmitiram mensagens de incentivo aos estudos, contaram um pouco de suas experiências profissionais e as dificuldades que enfrentaram para alcançar o sucesso profissional.


Os profissionais explicaram para os estudantes como ingressar na carreira militar, falaram sobre o aumento do número de vagas em determinadas empresas (destinadas à profissionais que possuem um curso técnico profissionalizante) e destacaram a importância de cursar o ensino superior para expandir os conhecimentos e se inserir no mercado de trabalho, o que pode garantir de um futuro melhor.

Assistente social, professores, dj, grafiteiro, jornalista, supervisor de tráfego rodoviário do MetrôRio, arquiteto, dentre outros ofícios, foram as carreiras apresentadas para os estudantes, e com isso eles puderam identificar os prós e os contras que fazem parte do cotidiano de cada profissional.

Profissionais explicando o cotidiano de cada profissão

Rosa Lia Santos, assistente social e ex aluna da Escola Municipal Marechal Estêvão Leitão de Carvalho, falou sobre a importância de prestar um concurso público para garantia de estabilidade e ressaltou a importância do estudo para um futuro promissor.

“Quanto mais cedo estes jovens se especializarem mais rapidamente eles entrarão no mercado de trabalho, garantindo assim um futuro promissor. É importante que comecem a prestar concursos públicos, fazendo assim um projeto de vida, dentro da própria profissão”, ressaltou Rosa Lia.

Neste ano, dez estudantes da unidade escolar foram aprovados ao prestarem concurso para escolas federais, estaduais e militares. A professora de português, Any Cristina dos Santos, mencionou que este resultado de aprovação dos estudantes é fruto de um trabalho de orientação vocacional realizado há quatro anos na escola e, além disso, elogiou a iniciativa do BE em trazer profissionais de diversas áreas para orientar os estudantes em suas escolhas.

Equipe do Bairro Educador, alunos, profissionais e professores da escola

“A parceria com o BE é ótima para a execução de uma atividade como essa. Com a feira das profissões os alunos começam a enxergar que oportunidades existem, e o que faz a diferença é o interesse deles. Este tipo de atividade funciona como uma injeção de ânimo para que eles deem continuidade aos estudos e escolham uma profissão em que se sintam felizes e realizados”, disse a professora.

Os estudantes tiraram dúvidas sobre algumas profissões e como ingressar em programas de estágio.


O estudante Wesley Coelho de Souza, de 15 anos, disse querer cursar eletrotécnica e que se interessou bastante pela profissão de controlador de tráfego, ressaltada por um profissional do MetrôRio.

“A feira das profissões é muito interessante porque escutamos depoimentos de pessoas que já passaram por tudo que passamos. Eles querem nos incentivar a ter a mesma força de vontade que eles tiveram para seguir a carreira que sonhamos. Tenho desejo em fazer faculdade, mas ainda não sei que carreira ingressar”, comentou Wesley.


Por Ana Paula Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário