A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Parque Rubens Vaz participa da exposição “Memórias da África”


O CIEP Hélio Smidt, integrante do Bairro Educador Maré, participou no dia 27 de novembro do projeto Curto Circuito na sede do SESC Rio –Unidade Ramos. Ali, os estudantes participaram da exposição Memórias da África, com curadoria de Geraldo Soares, que apresenta uma retrospectiva da artista e antropóloga Iracy Carise por meio de esculturas, assemblages(todo material que pode ser incorporado a uma obra de arte), telas, fotografias e textos que evocam a cultura contemporânea da África. Somado à exposição guiada, os estudantes assistiram ao desenho “Kiriku e a feiticeira”, sensibilizandos, assim, para discussões sobre a consciência negra e ampliando seus conhecimentos frente a esta temática.


Os estudantes puderam sair do espaço cotidiano do complexo da Maré e conheceram este aparelho cultural privilegiado num bairro próximo, o SESC RIO- Unidade Ramos, ampliando seus conhecimentos sobre o entorno do complexo da Maré. Para muitos estudantes, foi a primeira vez que estiveram no SESC e assim a atividade também proporcionou a apropriação da cidade pelas crianças.


O projeto Curto Circuito prevê fomentar o debate e a discussão através da reflexão proporcionada após a exibição de filmes, curtas e desenhos. No caso foi utilizado o desenho “Kiriku e a feiticeira”, para trabalhar diversas questões ligadas à temática da consciência negra entre os estudantes. O desenho chamou a atenção dos estudantes por tratar de um herói criança e negra proporciona as crianças a familiarização com a estética negra livre de sistematizações raciais e preconceituosas.


O Bairro Educador agradece mais uma vez, ao SESC RIO – Unidade Ramos pela parceria na promoção e oferta cultural aos estudantes das escolas do Amanhã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário