A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Promoção do desenvolvimento local no Engenho da Rainha


No dia 28 de novembro, reuniram-se na sede da ONG As Charmosas, um grupo de moradores, lideranças locais, instituições públicas e de organizações sociais que atuam no Engenho da Rainha e que têm como objetivo a elaborar estratégias de desenvolvimento para o bairro.


Contando com cerca de 30 pessoas, o Fórum de Desenvolvimento Local tem interesse em promover a articulação de projetos sociais e de iniciativas que possam proporcionar a convergência de ações de desenvolvimento para o bairro. O Fórum conta com o apoio do Projeto Bairro Educador Engenho da Rainha, através da gestora de projeto local.

O pilar que sustenta o Fórum é a ONG As Charmosas. Coordenada por Eleandra Fidélis, a organização desenvolve ações de trabalho e renda para as mulheres do bairro, tendo como foco a produção de peças a partir do reaproveitamento de tecidos e outros materiais residuais.

Neste encontro o desafio apresentado pelos participantes foi o de encontrar uma metodologia de trabalho onde diversos interesses possam dialogar, tendo no bairro a perspectiva de desenvolvimento.


Um fato positivo e que chamou a atenção dos participantes foi a amplitude das ações desenvolvidas pelas instituições presentes. O Centro Municipal de Saúde Ariadne Lopes de Menezes está realizando, em parceria com a ONG As Charmosas, um grupo de artesanato com o objetivo de gerar renda. A dinamizadora do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) desenvolve trabalhos com os idosos levando-os a teatros e eventos culturais; Renata Santos, da sub-prefeitura, falou dos serviços públicos oferecidos pela Comlurb e Rio Luz, colocando-se à disposição dos moradores, no sentido de aprimorar os atendimento na comunidade.

Também estiveram presentes outros representantes do bairro, como Tânia Maria, representante do Centro Comunitário de Emprego (CEC), que é uma ONG sediada em Itaúna (São Gonçalo), mas de abrangência em toda a região metropolitana, que recebe e encaminha currículos dos moradores, e oferece orientação sobre o mercado de trabalho.


O Jornal ZN - Comunicação Cidadã é um periódico com tiragem de 20 mil exemplares e distribuído gratuitamente na zona norte; um de seus diretores, Reginaldo Moraes, disse ter interesse em desenvolver parcerias com escolas do bairro. Claudio Branco, profissional vinculado a um projeto social que atende crianças e adolescentes, propôs a realização de trabalhos de educação esportiva, enquanto os responsáveis estiverem participando de oficinas na ONG “As Charmosas”. Paulo César, que integra a assessoria jurídica da ONG Visões do Morro, falou sobre um projeto de fotografia que iniciou em 2007 em Vila Valqueire e que poderia trazer também para o bairro.

O encontro contou também com a presença de Ruam Batista, integrante da ONG Centro de Assessoria ao Movimento Popular (CAMPO). Ele ofereceu apoio às organizações do bairro que precisarem de apoio jurídico.

Outras iniciativas foram comentadas, mas uns dos objetivos do encontro foi apresentar um projeto desenvolvido pela economista Cristina Conti em parceria com a ONG As Charmosas. Cristina falou sobre a proposta de criação de uma cooperativa de trabalho voltada a assessoria de eventos sustentáveis, focando na Copa do Mundo e Olimpíadas que acontecerão na cidade do Rio, em 2014 e 2016. O grupo escutou atentamente a proposta e ficou de conversar de forma mais detalhada a respeito do assunto em um próximo encontro, agendado para o dia 12 de dezembro.

O Bairro Educador aproveita para reforçar o pensamento de que a soma desses atores  sociais será essencial para a construção de um projeto educativo que potencialize o bairro e seus cidadãos: crianças, adolescente e seus responsáveis.

Por Adriano de Araújo e Marcia Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário