A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Uso da tecnologia no âmbito educacional


No início de 2012 o Bairro Educador promoveu o encontro do CDI Comunidade INPAR (Comitê para a democratização da Informática do Instituto Presbiteriano Álvaro Reis) com o CIEP Luiz Carlos Prestes, integrante do BE Cidade de Deus, para conversarem sobre uma possível parceria. A conversa teve como resultado oficinas de capacitação em informática, que levou a um grupo de professoras o conhecimento sobre a utilização de materiais como lap top e data show, e também ensinou a maximizar a utilização de programas, como Excel e Word.


As oficinas aconteceram sempre às sextas feiras com o auxílio do instrutor Luiz Felipe Hernandez, e após meses de trabalho o esforço já vem dando resultado segundo as professoras. De acordo com a professora do CIEP, Júnia Paula, o curso ampliou seus conhecimentos a respeito da tecnologia.


“O curso de Informática nos possibilitou ampliar nosso conhecimento e ajudou na diversificação com o trabalho com os estudantes como: apresentação de vídeos e o trabalho com o caderno pedagógico no Data show”.

A professora Simone de Castro falou sobre os benefícios que o curso trouxe tanto para sua vida pessoal como profissional.

 “O curso me ajudou muito, pois eu não sabia usar o excell, editar vídeos, entre outras coisas...a construção de planilhas para fazer o acompanhamento de conceitos e a apresentação de vídeos para os estudantes”, ressaltou a professora.


O depoimento da professora Alcione Correia falou sobre a importância do aprendizado, pois com as aulas aprendeu a usar o data show conectado ao computador, a baixar vídeos educativos, fazer planilhas, documentos e principalmente facilitou a utilização do caderno pedagógico. A professora também disse que foi um momento importante de integração, onde cada uma pode conhecer melhor o trabalho da outra e trocar experiências.

Já para professora Janaina Lameiras, o conhecimento em informática possibilitou que ela inovasse nas suas aulas.

“As aulas de Informática contribuíram muito para meu desempenho em sala de aula, pois me possibilitou usar a tecnologia durante as aulas”.

Acreditamos que com essa parceria alcançamos o resultado esperado que era facilitar o acesso a utilização de tecnologias, a confecção de trabalhos que permitam ao professor desenvolver sua aula com mais qualidade e principalmente na integração das professoras.

 Maria do Socorro

Nenhum comentário:

Postar um comentário