A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A importância de dar continuidade aos estudos


A convite das gestoras de projetos dos Bairros Educadores Penha e Vila Cruzeiro e das Escolas Municipais Bernardo de Vasconcelos e Leonor Coelho Pereira, profissionais de diferentes carreiras transmitiram, na quarta feira, 05 de dezembro, mensagens de incentivo aos estudos, na culminância da “Feira das Profissões”, que ocorreu na Arena Carioca Dicró, localizada no bairro da Penha. Os profissionais deram dicas sobre aumento de oportunidades de emprego em determinadas áreas do mercado de trabalho.

Alunos e professores assistindo ao depoimento dos profissionais

O objetivo da feira foi incentivar os estudantes para que não abandonem os estudos no momento de transição do ensino fundamental para o médio. Eles também falaram da importância de se fazer cursos para se qualificar profissionalmente e alcançar a posição que almejam no mercado de trabalho.

Profissionais de carreira militar, empreendedores, técnica de enfermagem, farmacêutica, ex-alunos da Escola Municipal Leonor Coelho Pereira, que em sua maioria já foram moradores de comunidade relataram as dificuldades que enfrentaram para conciliar os estudos com o trabalho e o valor do conhecimento e do aprendizado para a ascensão na carreira profissional.

Sidney Mariano da Silva está na profissão de bombeiro há 29 anos

O Tenente Bombeiro Militar, Sidney Mariano da Silva explicou para os estudantes como é o dia a dia da sua profissão e contou como fez para entrar na corporação, na qual está há 29 anos, ressaltando a importância de se fazer um concurso público para a garantia de estabilidade no trabalho.

“É importante que estes alunos após concluírem o ensino médio ingressem na faculdade ou  entrem em um curso preparatório, dedicando uma parte do tempo para estudar  para concursos públicos. Com esforço e dedicação esses alunos podem conseguir o que eles quiserem, assim como eu consegui”, destacou Sidney.

A feira contou com uma apresentação de dança dos estudantes da Escola Municipal Bernardo de Vasconcelos, que participaram no decorrer do ano letivo da oficina de dança do Programa Mais Educação. Além disso, a produtora da Arena Carioca Dicró, sorteou convites para entrada gratuita de estudantes e seus acompanhantes para assistirem aos espetáculos que estão em cartaz no espaço cultural.

Apresentação de dança dos alunos da E.M. Bernardo de Vasconcelos

Segundo Luiz Lacerda, oficial da aeronáutica, ex-aluno da Escola Municipal Leonor Coelho Pereira e também morador da Vila Cruzeiro, a feira das profissões faz com que os alunos comecem a enxergar uma outra perspectiva de vida, além da escola e da comunidade em que moram.


“O estudo nunca acaba, é uma busca incessante que mantém esses jovens focados naquilo que desejam seguir. Com a feira eles passam a conhecer novas oportunidades de crescimento pessoal e profissional”, concluiu Luiz.

Ricardo Saad, publicitário do Shell Iniciativa Jovem, programa que estimula a cultura da sustentabilidade e o empreendedorismo de jovens visando o desenvolvimento sócio econômico, explicou para os estudantes os objetivos do programa e como podem fazer para se inscrever ao completarem 20 anos de idade, caso tenham alguma ideia empreendedora e almejem montar um negócio.

Diretora da Escola Municipal Leonor Coelho Pereira há 17 anos, Vera Lúcia Caldas elogiou o trabalho do Bairro Educador em promover a culminância e relatou que a feira das profissões integrou ainda mais os estudantes das turmas que participaram deste projeto. Além disso, Vera informou que este ano dois estudantes da escola passaram para a Escola Técnica da CEFET.

Diretora Vera Lúcia e os alunos da E.M. Leonor Coelho Pereira

“O Bairro Educador deu uma visibilidade à escola, pois a integrou à comunidade, resgatando e valorizando a identidade destes estudantes e estimulando a promoção de serviços dedicados à comunidade da Vila Cruzeiro”, ressaltou a diretora.

O estudante do 9º ano da Escola Municipal Bernardo de Vasconcelos, Alex da Silva, confessou que ainda não sabe que carreira quer seguir, mas comentou que a feira o ajudou a entender como se portar em uma entrevista de emprego, e o ensinou que independente de salario é preciso seguir a carreira que sempre sonhou.

Equipe do BE, Técnica de enfermagem do Programa Saúde na Escola e aluno Alex Silva

“Com o depoimento desses profissionais consegui saber sobre o dia a dia de cada profissional e o salário, e além disso, aprendi que para alcançar cargos desejados é preciso se especializar, fazendo cursos e estudando mais. Hoje saio daqui com uma outra visão com relação ao mercado de trabalho”, disse o estudante.

Por Ana Paula Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário