A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Alunos multiplicadores da PAZ


Durante os meses de novembro e dezembro, as Escolas Municipais Professor Fábio Cesar Pacífico, Tenente Góes Monteiro e Constantino Magalhães, BE Campo Grande, trabalharam o tema Paz.

                                              Debate sobre conceito de PAZ

                                                Criação de um dos cartazes

Os alunos do 4º e 5º ano leram e discutiram o conceito de paz, tendo como base a Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz da ONU, tais como respeitar a vida e a diversidade, rejeitar a violência, ouvir o outro para compreendê-lo, preservar o planeta, (re)descobrir a solidariedade, buscar equilíbrio nas relações de gênero e étnicas, fortalecer a democracia e os direitos humanos. Puderam observar que tudo isso faz parte da Cultura de Paz e Convivência, principalmente no ambiente escolar. Nas atividades sobre o tema, foram exibidos vídeos sobre convívio nas escolas, onde eles puderam perceber e identificar os tipos de violência. Está atividade também proporcionou rodas de bate-papo com o PSE ( E.M. Constantino Magalhães ).

                             Roda de conversa sobre as consequências da violência

                                                     Produção de cartazes

A Escola Municipal Professor Fábio Cesar Pacifico concluiu a atividade apresentando a peça “Buscando a Paz” no dia da reunião de pais. A Escola Municipal Constantino Magalhães apresentou a peça “A Caminho da Paz” e a coreografia de Hip Hop (música “Palavras Repetidas” – Gabriel O Pensador e Renato Russo), em parceria com o Mais Educação e PSE, que aconteceram na I Feira Pedagógica da escola. A Escola Municipal Tenente Góes Monteiro (a turma de 5º ano) confeccionou cartazes com frases sobre possíveis soluções e mudanças em relação ao convívio escolar e a comunidade.

                                    Grupo de Hip Hop - Projeto Mais Educação

                                                Apresentação da peça teatral

Os alunos serão multiplicadores da Paz no próximo ano letivo, onde irão conscientizar os colegas que paz se faz nas pequenas ações do cotidiano, no jeito de se comunicar com os outros, na forma de lidar com conflitos e na capacidade de reconhecer e valorizar as diferenças e de ser tolerante. 

Por Bárbara Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário