A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Da pichação ao grafite


Durante o mês de novembro aconteceu na Escola Municipal Professor Teófilo Moreira da Costa, integrante do BE Vargem Pequena, uma oficina de grafite que foi idealizada dentro da proposta da trilha educativa “Da pichação ao grafite”.


O BE Vargem Pequena estabeleceu parceria com a artista e escritora Rosalina Brito da Cidade de Deus. A atividade foi desenhada ao longo de todo o semestre. Durante reuniões com a direção da unidade escolar, aonde foi detectada a necessidade de trabalhar a conscientização dos estudantes com relação a preservação do patrimônio da escola.


Durante o bimestre, os estudantes da turma do Acelera fizeram diversos desenhos com a temática da preservação, e após uma reflexão sobre a importância da participação mais efetiva para a conscientização plena de todos, foi decidido que a atividade seria realizada pelos próprios estudantes, sob a orientação da parceira e da professora da turma.


A trilha educativa foi dividida em etapas, e contou com a participação e envolvimento de todos os estudantes. A trilha contou com uma palestra elucidativa sobre a diferença legal entre pichação e grafitagem, orientando os estudantes quanto a seriedade da lei que proíbe que tais manifestações ocorram sem as devidas autorizações necessárias.
 

Os estudantes se organizaram, e junto com a escritora começaram a limpar as pichações e fazer os desenhos no muro externo da escola. Eles ficaram entusiasmados e devido ao sucesso da atividade, que encontra-se ainda em fase de execução, a mesma passa a fazer parte das atividades pontuais da escola, com a ideia de envolver todos os estudantes, não só transformando antigos pichadores em grafiteiros, mas fazendo com que os mesmos que antes depredavam a escola passem a ser agora seus guardiões.

André Luiz Feital

Nenhum comentário:

Postar um comentário