A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Estudantes do BE Lins visitam Museu



No dia 30 de novembro os estudantes da turma 1402 da Escola Municipal Ministro Gama Filho, integrante do Bairro Educador Lins, visitaram o Museu Histórico Nacional através de uma aula-passeio.

O grupo teve a oportunidade de visitar duas exposições, a primeira Oreretama*, que trata da passagem do século XV para o XVI, período em que os europeus entraram em contato pela primeira vez com habitantes do Novo Mundo, populações indígenas que aqui viviam há pelo menos 500 séculos.  Ao longo do tempo, essas populações foram se adaptando ao meio ambiente e aqui construíram suas moradas, seus utensílios, seus mitos, seus saberes e sua cultura numa palavra: Oreretama.

A segunda exposição que fala sobre cidadania que tem como objetivo fazer refletir sobre o processo de construção da cidadania, a partir dos direitos individuais, políticos e sociais. A exposição também se refere ao Direito de Brincar, contendo uma amostra com brinquedos, materiais para brincadeiras. Ela valoriza também as cantigas de ninar, as brincadeiras de roda, os contos de fadas e o folclore infantil.

A visita possibilitou que de uma forma agradável e objetiva os estudantes pudessem ter a percepção da dimensão do que representa o Museu Histórico Nacional e o seu acervo.
Os educandos puderam visualizar diversos objetos e documentos antigos, aprendendo assim a importância da conservação da memória histórica.

Esta Aula Passeio permitiu aos alunos o contato com elementos concretos da historia de nosso país, proporcionando a apropriação de um espaço público desconhecido pela maioria dos alunos.

* oreretama significa nossa terra, nossa morada em Tupi, tronco linguístico ao qual pertence um grande grupo de indígenas, descendentes dos primeiros habitantes desse imenso território tropical.

Por Luiza Faustino

Nenhum comentário:

Postar um comentário