A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Feiras das Profissões integra Comunidade Escolar e parceiros


No dia 7 de dezembro, foi realizada na Escola Municipal Professor Walter Carlos de Magalhães Fraenkel, integrante do BE Caju, a I Feira das Profissões. A atividade é culminância da Trilha das Profissões, resultado de vários encontros com diversos parceiros e realização de atividades externas com objetivo de ampliar a visão dos estudantes acerca do mercado de trabalho e incentivá-los na continuidade dos estudos. O público alvo são estudantes do 9º ano e da turma ACELERA 3A.


Ao longo dos meses de trabalho, os estudantes convidaram determinados profissionais para participarem da culminância. O maior interesse dos estudantes era perceber o desdobramento da área cultural, consequência do debate com todos profissionais responsáveis pela produção do documentário “Mário e Fia”, na Escola SESC de Ensino Médio. Outro ponto a ser destacado refere-se ao interesse na área da saúde, com foco no curso de enfermagem. Aos alunos que desenvolveram o interesse, o gestor do Centro Municipal de Saúde Fernando A. Braga Lopes, Pablo Rodrigues Guedes viabilizou a visita ao espaço, para que pudessem conhecer a rotina de uma unidade de saúde.




Os parceiros responsáveis pelo enriquecimento da I Feira das Profissões foram: RECOFIA; SOS - Rotary Club; Centro Municipal de Saúde Fernando A. Braga Lopes, Coletivo Coca Cola Providência; SESC Santa Luzia; Samira Marques e UNICARIOCA. Estes parceiros desenvolveram, respectivamente: divulgação do curso com ênfase no período de inscrição; debate explicando a profissão; cadastro de estágio; peça de teatro Valdir e Valdirene com temática na DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e palestra; apresentação de dança afro contextualizando os passos com a história dos escravos e divulgação dos cursos existentes nas universidades de ensino superior.


Um dos aspectos a serem ressaltados na Feira das Profissões deve-se a integração dos estudantes, que mesmo de férias, sensibilizados com a proposta e comprometidos com a ação, chegaram cedo, ajudaram a organizar o espaço, receberam os parceiros, deslocaram-se a fim de comprar o lanche e tiveram total apropriação do processo educativo. A Feira não representou somente o projeto de educação direcionado aos estudantes, ampliou-se pois sensibilizou a comunidade a integrar a atividade.

Por Marcelly Pereira

Um comentário:

  1. Ah,obrigada por essa experiência,por trazer pra uma sala de aula um pouco da realidade do mundo lá fora e abrir meus sonhos, me fazer querer um futuro melhor. Obrigada por tudo, vou sentir saudade de você s2 kk

    Williana

    ResponderExcluir