A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Festa de despedida para 3º e 4º ano no BE Mangueira



A Escola Municipal José Moreira da Silva, integrante do Bairro Educador Mangueira, encerrou suas atividades com o 3º e 4º ano, na última segunda-feira, dia 17, com uma grande festa, com muita dança, hip-hop, rap e brincadeiras.  Foi um momento de despedida no qual os professores e direção desejaram boa sorte aos alunos que deixarão à escola, reafirmando que a escola sempre estará de porta aberta para eles, que sempre serão bem-vindos.
Durante esse momento os estudantes relembraram o tempo que estão na unidade escolar e os bons momentos que tiveram, tais como: passeios, festas, confraternizações, colônias de férias, entre outros.
A atividade contou com oficinas de pintura, desenho e maquiagem.  Logo após, o gestor de projetos Hugo de Oliveira, “desafiou os alunos” para a batalha do passinho na qual todos foram para a pista de dança produzida especialmente para a festa.

Em seguida, o músico e gestor de projetos Carlos Carvalho, contou um pouco a história do samba e tocou o ritmo em seu pandeiro, colocando todos para dançar. Os professores entraram na roda e acompanharam os alunos com muito samba no pé. 

Carlos promoveu uma gincana em que tocava um ritmo musical em seu pandeiro e quem errasse entrava na roda e sambava. A brincadeira animou todos os presentes. Aproveitando o Projeto Político Pedagógico e o tema da Trilha Educativa “Nosso Planeta, Nossa Casa”, o gestor, junto com o MC Vinícius do Rap cantaram uma música sobre o meio ambiente, cujo refrão falava: “Unidos em uma só voz, o mundo depende de nós”.

Carlos Carvalho falando sobre o samba
A coordenadora pedagógica Ana Cláudia disse que momentos como estes são importantes para a vida dessas crianças. “Esses momentos ficarão na memória deles por muito tempo. A festa foi um momento único de troca, de integração, percebemos o quanto os alunos estavam envolvidos. O baile charme promovido pelo Bairro Educador foi um pedido deles, que queriam uma festa com ritmo. Sem falar que os professores gostaram muito, foi uma verdadeira festa com alegria, integração e organização. Foi maravilhosa”, afirmou.
Encerrando a atividade, os músicos cantaram a música “Eu só quero é ser feliz”, levantando todos os presentes no refrão. 
MC Vinícius do Rape Carlos Carvalho
Para Luciana Caldas, professora da turma 1.401, lembranças como a da festa os alunos carregarão para o resto da vida, além de ressaltar a importância do letramento nas atividades em sala de aula. “Atividades positivas como a de hoje contribuem para plantar a sementinha do bem no coração dessas crianças, são coisas que irão levar para sempre, pois eles curtiram o tempo todo. E eu pude perceber que os músicos procuraram trabalhar temas comum no dia a dia dos estudantes. Cada vez mais as letras estão ligadas aos temas escolares. Isso faz com que eles aprendam se divertindo. Parabéns aos músicos”, encerrou.

Por Thiago Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário