A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Francisco Cabrita na Caixa Cultural


No dia 14 de dezembro os estudantes da turma 8301 (Realfa2B), da Escola Municipal Francisco Cabrita, BE Bispo, realizaram uma aula-passeio no Centro Cultural da Caixa, acompanhados da professora Mônica Nunes.


A turma visitou a exposição: “Aluísio Carvão – Mestre das Cores” que reúne cerca de 80 obras de diversas fases do artista. Além das pinturas, a exposição apresenta objetos, capas de livros e revistas criadas pelo artista, formando um panorama completo da obra de um dos mais conceituados pintores brasileiros. Os estudantes participaram, ainda, de uma oficina para que pudessem expressar a criatividade. Eles realizaram pinturas inspiradas nas obras do artista.



A exposição está dividida em três núcleos temáticos. O primeiro reúne as obras da fase construtivista, esse núcleo também contempla as obras do Neoconcretismo. O segundo traz a série intitulada "Pipas" dos anos 1980, com trabalhos que lembram o movimento e as cores de sua infância. E o terceiro núcleo apresenta uma cronologia ilustrada do artista.


A visita foi guiada e os monitores fizeram muitas intervenções para provocar o grupo a ''entrar'' na obra do artista. Os monitores fizeram uma apresentação de cada núcleo da exposição falando um pouco do que o artista queria expressar com as obras.


 A atividade faz parte do conjunto de ações estratégicas do Bairro Educador que promove a apropriação do bairro e da cidade, além de aproximar os conteúdos curriculares da sala de aula, proporcionando um aprendizado significativo.

Agradecemos à Caixa Cultural por ceder o ônibus e o lanche para o grupo. Agradecemos ainda pelo carinho e atenção com a qual os monitores receberam a escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário