A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Famílias de Irajá por toda cidade


             Durante todo o ano, o Bairro Educador de Irajá promoveu atividades culturais nos finais de semana para os estudantes e as suas famílias. Estas ações só foram possíveis graças às parcerias com as mães voluntárias das unidades escolares: CIEP Dom Oscar Romero,CIEP Dr. Adão Pereira Nunes e a Escola Municipal Cornélio Pena, além das parcerias com as instituições promotoras, ou apoiadoras, das ações culturais, como com os parceiros do Projeto Bairro Educador: MetrôRio, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Oi Futuro, Secretaria Estadual de Cultura entre outros.


            Estas ações ocorreram periodicamente e envolveram mais de 500 pessoas ao longo do ano de 2012. Por meio destas atividades, essas famílias estão tendo acesso não só a cultura, elas puderam exercer o seu direito à cidadania de forma efetiva. Através do transporte gratuito oferecido pelo MetrôRio, eles tiveram a oportunidade de exercer o seu direito de ir e vir, se apropriando dos espaços físicos, ampliando a visão da cidade em que vivem, tendo contato com lugares, pessoas e realidades outrora desconhecidos; os responsáveis dos estudantes conseguiram, através destas atividades, construir uma nova percepção sobre o papel social da escola; inclusão social e cultural: Além disso, as pessoas desenvolveram também aspectos cognitivos, comportamentais e de sociabilidade durante estas atividades.


            Quando os parceiros ligam oferecendo atividades culturais nos finais de semana a gestora de projetos do BE Irajá entra em contato com as mães voluntárias Nélia Gonçalves e Gilderlândia Souza (CIEP Dom Oscar Romero), Arlete Costa (Escola Municipal Cornélio Pena) e Viviane Souza (CIEP Dr. Adão Pereira Nunes), e a rede de “mães do passeio” ―este foi o apelido escolhido pela comunidade local para designar este grupo―é ativada. Através do boca-a-boca as pessoas vão sabendo da atividade e o processo de inscrição é iniciado.No dia do evento, elas estão preparadas com a lista na mão para confirmar a presença dos participantes.

            Esses passeios contribuíram para a mudança do meu filho de cinco anos. Antes ele era uma criança tímida, não conversava com as pessoas e nem gostava de sair de casa. Por meio dos passeios ele mudou muito! Hoje em dia, ele fala e conversa com outras pessoas, expressa os seus sentimentos. Quando fomos a uma peça de teatro no Jardim Botânico que falava sobre preservação no meio ambiente, eu lembro que o Lucas naquele dia chegou em casa e chorou muito, porque ele tinha aprendido na peça que o mundo estava em perigo por causa da poluição causada pelo homem. A partir daí ele resolveu criar uma campanha para salvar o planeta, e passou a fazer desenhos e espalhar pela comunidade onde vive para alertar as pessoas sobre a importância de salvar o planeta, relatou a mãe Arlene Costa, orgulhosa e surpresa com a atitude do filho, estudante da E.M. Cornélio Pena.


            O Projeto Bairro Educador agradece as unidades escolares que sempre contribuem e incentivam estas ações nos finais de semana, a todas as mães voluntárias que participam e viabilizam essas ações e aos parceiros pelas oportunidades oferecidas ao longo de 2012.
Por Ana Carolina Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário