A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Ilustres Mortais


A trilha educativa “Ilustres Mortais” foi desenvolvida a partir de um trabalho de mapeamento feito pela gestora de projeto do BE Caju que identificou que há uma grande quantidade de cemitérios no entorno do bairro. Com o objetivo de quebrar preconceitos e  trabalhar com os estudantes atividades que valorizam a identidade do bairro foram descobertas personalidades brasileiras enterradas nos cemitérios do bairro, como por exemplo:  Noel Rosa, Emilinha Borba, Jamelão, Dr. Adolpho Bezerra de Menezes e Paulo Sérgio (cantor da época da Jovem Guarda). Este foi o marco inicial da ação pedagógica que envolverá os estudantes a pesquisar e produzir um material bibliográfico, com ênfase no potencial pedagógico e cultural do cemitério.



A pedagogia cemiterial, proposta por RIGO[1], realça a relevância da escola em inserir a temática no cotidiano escolar. Ao ampliar o horizonte e desenvolver um traçado pedagógico, com ênfase no equipamento urbano característico do bairro, foram   desenvolvidas ferramentas que trabalham o resgate histórico, consolidação da identidade comunitária e valorização da identidade.



O principal objetivo da trilha é ampliar as ações realizadas no Caju que refletem sobre a perspectiva da educação integral. Além disso, a trilha educativa visa compreender o estudante em suas diferentes dimensões: cognitivas, afetivas, valorativas, corporais, social, estética e simbólica e “traz o sujeito para o centro das indagações e preocupações da educação” (GUARÁ, 2006, p.16).




 (...) quando o aluno aprende a conhecer a comunidade com suas variedades de aspectos e de tipos, passa a preocupar-se com seus problemas e, se bem orientado, passa a querer participar na resolução dos mesmos, e não raro, o aluno evolui quanto ao respeito às manifestações culturais, à compreensão do lugar público e suas regras, à luta contra o preconceito, ao respeito alheio e a seu direito de ser respeitado enquanto cidadão.”

 Udemo (apud GUARÁ, 2006):



[1] RIGO, Kate. Cemitérios um espaço religioso e educativo. 2011. Disponível em: <anais.est.edu.br/index.php/congresso/article/download/103/10>, acesso em fevereiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário