A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 17 de abril de 2013

Alunos se conscientizam que o cemitério é um espaço educativo


Os estudantes das quatros  unidades escolares do BE Caju (CIEP Henfil, Escola Municipal Marechal Mascarenhas de Moraes, Escola Municipal Professor Walter Carlos de Magalhães Fraenkel e Escola Municipal Marechal Espiridião Rosas), visitaram durante a primeira semana de abril, dos dias 1º a 12 de abril, o Cemitério São Francisco Xavier no Caju, em prol da trilha educativa “Ilustres Mortais”. O objetivo da visita foi mostrar para os estudantes que o cemitério também é um espaço educativo.


O guia do cemitério, Waldeir de Almeida, acompanhou os estudantes que visitaram os túmulos do Barão do Rio Branco, Jamelão, Nena Martinez e Noel Rosa, personagens que tiveram influências para a história e cultura brasileira.


Um funcionário da Santa Casa contou para os estudantes algumas histórias de terror vivenciadas, e mesmo com essas experiências ele ressaltou não ter medo do local. “O relato do funcionário ajudou alguns estudantes a desconstruir o medo do cemitério, pois ele viu fantasmas, assombrações e mesmo assim continua trabalhando sem medo por aqui,” disse um estudante da Escola Municipal Marechal Espiridião Rosas.


O guia também explicou aos estudantes o significado de algumas denominações utilizadas no espaço, como por exemplo: carneiro, jazigo, mausoléu e capela. Ele  ressaltou que o principal meio de comunicação entre os funcionários do cemitério é o sino.


Durante o percurso os estudantes também puderam conhecer os mausoléus da Força Expedicionária Brasileira – FBE, onde foi enterrados o General Presidente João Figueiredo, de Emilinha Borba, Lamartine Babo, Barão de Mangaratiba e a quadra da Irmandade de São Pedro.


O BE agredece a todos os diretores, professores, estudantes, responsáveis e à administração do cemitério em viabilizar as visitas e desmitificar a ideia que a sociedade tem deste espaço. 


Por Marcelly Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário